O Santander informou nesta quarta-feira (24) que recebeu pedido de renúncia de Marcial Angel Portela Alvarez do cargo de diretor presidente. A instituição nomeou Jesús Maria Zabalza Lotina para substituí-lo. Portela permanecerá no cargo até a posse do novo presidente.
Portela, que também é vice-presidente do conselho de administração do Santander, assume a presidência do conselho do banco. Já o atual presidente do conselho de administração, Celso Clemente Giacometti, será indicado ao cargo de vice-presidente.
Marcial Portela coordenou o processo de compra e de transição do Banco Real iniciado em 2007 e nos últimos três anos conduziu diretamente, como diretor presidente, as operações do Grupo Santander no Brasil, informa o comunicado encaminhado pelo banco à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Jesús Zabalza, novo diretor presidente do Santander Brasil, é hoje diretor-geral da divisão América do grupo espanhol. No cargo, é responsável pelas operações do banco na Argentina, Chile, México, Peru, Porto Rico e Uruguai.
Leia também: Santander pressiona e demite bancários
Fonte: Valor Econômico