fbpx
Início Manifestantes prostestam nas ruas do Centro de Santos contra aumento das tarifas

Manifestantes prostestam nas ruas do Centro de Santos contra aumento das tarifas

14 de junho de 2013

Grupo começou o protesto no final da tarde desta quinta-feira (13). Túneis ficaram fechados para a passagem dos jovens

Cerca de 300 pessoas se reuniram em Santos, no litoral de São Paulo, para protestar contra o aumento nas passagens de ônibus na Baixada Santista. O grupo começou o protesto no final da tarde desta quinta-feira (13) em frente à prefeitura da cidade. Guardas municipais e alguns policiais militares acompanharam a passeata.

Os manifestantes começaram o protesto na Praça Mauá, e em seguida foram até o terminal de ônibus. Os jovens seguiram para a Avenida São Francisco, e no caminho fecharam as duas pistas do túnel. O grupo invadiu a Câmara de Vereadores e a sessão foi suspensa. A manifestação interrompeu uma apresentação cultural que acontecia na Praça Mauá em homenagem a José Bonifácio.

As passagens nos ônibus municipais ainda não sofreram reajuste, mas o valor da tarifa nos coletivos intermunicipais já foram alteradas. O grupo carregava faixas e cartazes com a frase “Aumento das tarifas não”. A auxiliar administrativa Rebeca Badan reclama do aumento das tarifas. “Não dá, o valor já tá muito alto e eles querem aumentar ainda mais. A desculpa que colocaram wi-fi é um absurdo, não serve para muita coisa, a gente quer mais ônibus na rua, com conforto”, explica.

Os manifestantes pediram também o fim da obrigatoriedade do cartão transporte em Santos, a volta dos cobradores e passe livre para estudantes, desempregados e professores. “A prefeitura está obrigando o uso do cartão, mas a  gente sabe que a lei obriga os motoristas a aceitarem dinheiro também. A tarifa vai aumentar e a justificativa é que melhorou a frota, colocando ar-condicionado e wi-fi, mas isso não é prioridade para o trabalhador. Também é necessária a volta do cobrador, são mais postos de trabalho e menos gente desempregada”, diz o estudante Rodrigo Saggiomo.

Após sair da Câmara, os manifestantes voltaram para a Praça Mauá quando souberam que o governador de São Paulo, Geraldo Ackmin (PSDB), estava no Paço Municipal. Eles queriam que o governador saísse para conversar com o grupo, mas a solicitação não foi atendida. Por volta das 20h, o grupo voltou a caminhar pelas ruas do Centro da cidade, até encerrar o protesto dentro do terminal de ônibus. A ação terminou às 20h30.

Segundo informações da Polícia, nada foi depredado durante a ação dos manifestantes. O protesto foi organizado pelas redes sociais. De acordo com informações do grupo, um novo protesto será realizado nesta sexta-feira (14) em Santos, pela avenida da praia. O ponto de partida será a Praça da Indepêndencia, e o destino é o limite de município entre Santos e São Vicente.

Outras cidades do país também tiveram atos contra o aumento das tarifas nos coletivos nesta quinta-feira. O protesto na capital paulista entrou no quarto dia.

Fonte: G1 Santos e Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco