Se Liga

Liminar autoriza pessoal da ativa do Plano II a deduzir contribuições extraordinárias no IR

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Liminar autoriza pessoal da ativa do Plano II a deduzir contribuições extraordinárias no IR

Na última segunda-feira 1, foi concedida liminar em favor dos participantes do Plano II do Banesprev, autorizando a dedutibilidade do imposto de renda das contribuições extraordinárias do fundo de previdência

No dia 1º de abril, o juiz José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, concedeu liminar solicitada pelo departamento Jurídico da Afubesp em favor dos participantes do Plano II do Banesprev, que ainda estão na ativa, autorizando a dedutibilidade do imposto de renda das contribuições extraordinárias do fundo de previdência. Importante destacar que a decisão trará efeitos para declaração de 2020, ano base 2019.

 

Também suspendeu a Solução de Consulta (Cosit) nº 354/2017 que alterou o posicionamento de que apenas as contribuições normais às entidades fechadas de previdência complementar podem ser abatidas do IR. O ingresso da ação foi aprovado em assembleia realizada no dia 17 de dezembro de 2018.

 

No despacho, o juiz reconhece a legitimidade da Afubesp em representar seus associados em todo o Brasil. “Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp representa os associados em todo o território nacional, independentemente da sede da Associação, de modo que o alcance das decisões judiciais não pode ser limitado ao âmbito do órgão julgador”, diz a liminar.

 

“Essa decisão é uma grande vitória para os funcionários da ativa do Plano II e também para a Afubesp que teve reconhecida sua legitimidade como representante em nível nacional”, comemora o presidente da entidade, Camilo Fernandes. “Com isso, todos os participantes do Plano II estão contemplados”.

 

Os aposentados do Plano II conquistaram novamente o direito de deduzir as contribuições extraordinárias no final de 2018 (leia aqui). Por se tratar de decisões provisórias, podem ser cassadas a qualquer momento.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome

Escrito por: Imprensa Afubesp
Fonte Afubesp
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!