fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Justiça concede liminar contra ‘caixa minuto’
Caixa Econômica Federal

Justiça concede liminar contra ‘caixa minuto’

20 de junho de 2018

Decisão foi proferida por juiz da 1ª Vara do Trabalho de Maceió.

O juiz da 1ª Vara do Trabalho de Maceió, Luiz Jackson, acolheu o pedido do Sindicato dos Bancários de Alagoas determinando que a Caixa Econômica Federal se abstenha das designações para a função de caixa por minuto de trabalho, sob pena de pagar a gratificação de caixa relativa a todo o mês, além de multa diária de R$ 500,00 por empregado. A decisão passa a valer desde já, uma vez que foi deferida a tutela de urgência. As informações são da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

 

# Em defesa da Cassi e do Saúde Caixa, vote na enquete da Câmara

 

Trata-se de uma decisão liminar, mas confiamos que a decisão final da Justiça vá neste mesmo sentido, pois não conseguimos enxergar a possibilidade de um empregado exercer uma função e ser destacado para outra tão importante, que lida com grandes volumes de recursos, apenas por alguns minutos. Ele pode perder a atenção e ter que arcar com prejuízos muito maiores do que a remuneração extra que terá pelos poucos minutos de trabalho como caixa.

 

O fim da nomeação de trabalhadores do banco para exercer a função de caixa por minuto é uma demanda dos empregados da Caixa desde que houve, em julho de 2016, a alteração do normativo RH 183, que, em sua versão 33, passou a impedir a nomeação para o exercício efetivo da função. O assunto foi pauta da Campanha Nacional naquele ano e chegou a ser criado um grupo de trabalho (GT caixa minuto) para discutir uma alternativa. A direção do banco, porém, travou as negociações, e nenhuma proposta surgiu naquele GT. O movimento sindical nacionalmente entrou com ações contra a Caixa.

 

# Curta o Sindicato no Facebook

 

O tema também foi tratado no 34º Congresso dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) que aprovou como uma das suas resoluções a luta pelo fim do caixa minuto e pela designação somente efetiva para todas as funções, inclusive tesoureiros e avaliadores de penhor. O 34º Conecef, realizado em 7 e 8 de junho, também aprovou a pauta de reivindicações específicas dos empregados da Caixa, que foi entregue à direção do banco no dia 13.

 

# Não fique só, Fique Sócio

 

Os prejuízos que os empregados podem ter na remuneração e na carreira profissional enormes. A pessoa escalada para a função por minuto têm horas extras calculadas proporcionalmente ao tempo diário no cargo. Outro agravante é que esse período não é contabilizado para efeito de concorrência no processo seletivo interno (PSI) para disputa de vagas na Caixa. Por isso, insistimos que o banco revisse essa política, que colocasse um ponto final ao caixa minuto e restituísse a designação à função de caixa. Diante da recusa, representantes dos funcionários ingressarem com açôes contra o banco.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Crédito: Fernando Diegues
Fonte: SEEB SP

Compartilhe
Publicado por: Fabiano Couto

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco