fbpx
Início Juros do cheque especial e empréstimo pessoal aumentam em janeiro

Juros do cheque especial e empréstimo pessoal aumentam em janeiro

17 de janeiro de 2014

Pesquisa realizada pelo Procon constatou que as taxas médias das duas modalidades de crédito pesquisadas voltaram a apresentar alta acompanhando o movimento de elevação da taxa Selic. Das sete instituições da amostra, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e duas elevaram suas taxas de cheque especial.
 
No empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,40% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,30% a.m., significando um acréscimo de 0,10 ponto percentual. A maior alta verificada foi no Santander, que alterou de 5,99% para 6,49% a.m., o que significa um acréscimo de 0,50 ponto percentual, representando uma variação positiva de 8,35% em relação ao mês passado.
 
No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,48% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,33% a.m., representando um acréscimo de 0,15 ponto percentual. A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal, que alterou de 4,41% para 4,95% a.m., uma variação positiva de 12,24% em relação ao mês passado. Mesmo com o aumento a CEF continua com a menor taxa entre os bancos pesquisados.
 
Em um mês que tradicionalmente existem gastos extras como pagamentos de impostos (IPTU, IPVA) e compra de material escolar, o consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo: analisar a real necessidade de crédito, antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; pesquisar linhas de crédito mais baratas; evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.

Fonte: Procon

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons