fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Julgamento de cotas para PCDs na Caixa está marcado para quarta, 20
Caixa Econômica Federal

Julgamento de cotas para PCDs na Caixa está marcado para quarta, 20

19 de junho de 2018

Banco já sofreu uma condenação para cumprir a lei que determina percentuais de contratação de empregados com deficiência, mas recorreu

Está previsto para acontecer nesta quarta-feira 20 o julgamento da Ação Civil Pública (ACP) que reivindica que a Caixa Econômica Federal cumpra a previsão legal de contratação de empregados com deficiência. A reivindicação é que o banco convoque preferencialmente os aprovados no concurso público de 2014. A Caixa já foi condenada em primeira instância, e agora a ACP deve ser analisada no Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região DF e Tocantins.

 

A decisão é importante para pessoas como Alex Azevedo, que foi aprovado no concurso e aguarda o resultado da ação para ser convocado. Ele é um dos quase 3 mil PCDs aprovados em 2014 e relata a indignação quanto ao descumprimento da legislação por parte da Caixa. Alex faz parte de uma comissão formada por cerca de cem dos PCDs aprovados em 2014 e explica que a previsão é que o julgamento desta quarta seja suspenso até que o STF defina de quem é o mérito para analisar a questão.

 

“A Caixa não cumpre a cota para PCDs, e sabe disso. A gente vem acompanhando com pessimismo, pois ainda não se sabe nem quem tem o mérito para julgar a ação. Vamos mais uma vez ser prejudicados porque não há uma previsão para a solução deste problema”, criticou.

 

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) denuncia o descumprimento da Lei 8.213/91 pelo banco público. A legislação determina, em seu artigo 93, que a empresa preencha 5% do seu quadro de empregados com PCDs. Dados apresentados pelo próprio banco dão conta de que o percentual praticado pela Caixa atualmente é de 1,42%.

 

A Caixa desobedece a lei e, em vez de resolver de uma vez, fica protelando na Justiça. Enquanto isso, falta gente nas agências, o que causa sobrecarga de trabalho nos bancários. O movimento sindical quer que o banco faça sua adequação o mais rápido possível.

Fonte: Com informações do seeb SP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco