PLR é uma conquista dos bancários. A categoria foi a primeira no Brasil a colocar no seu acordo coletivo a participação nos lucros
O Itaú pagará a segunda parcela da PLR no dia 1º de março, data limite prevista na Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários. O anúncio da data do crédito ocorreu nesta quarta-feira 8, após a divulgação do balanço de 2022 do banco.
“O movimento sindical enviou ofício no início de fevereiro solicitando antecipação da PLR, mas o Itaú apesar do lucro bilionário obtido pelos funcionários não atendeu o pedido”, lamenta Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.
O que será pago agora é a segunda parcela da PLR 2022, descontado o valor pago como antecipação em setembro de 2022. Além disso, os bancários do Itaú podem receber em 1º de março possíveis diferenças a serem pagas em relação ao crédito da PCR, feito também em setembro do ano passado.
PLR é conquista dos bancários
Pelo acordo atual, os bancos privados têm que pagar a PLR até 1º de março deste ano. Importante lembrar que esse valor, conhecido como 2ª parcela da PLR, é referente ao exercício de 2022.
A PLR é um direito conquistado pela luta do movimento sindical dos bancários. A categoria é a primeira a colocar a Participação nos Lucros e Resultados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 1995.