fbpx
Início Notícias Itaú Itaú engana bancários com programa de vagas
Itaú

Itaú engana bancários com programa de vagas

4 de julho de 2016

Funcionários denunciam que é praticamente impossível se realocar, e o que é pior: depois de inscrito, quem não conseguir vaga em até 45 dias está na rua; trabalhadores devem denunciar

O Itaú criou o programa Conectando Oportunidades, por meio do qual os bancários se candidatam a vagas disponíveis dentro do banco. Só que, ao invés de ajudar, a iniciativa está causando transtornos e muita insegurança. Os trabalhadores que se inscrevem no programa recebem comunicado interno informando que eles têm 45 dias para conseguir uma vaga. Caso contrário, serão demitidos.

Na realidade, é um programa criado pelo banco para alegar que está realocando os trabalhadores e justificar seu esforço em dizer que a demissão é o último recurso, mas o que os funcionários dizem é que se trata de uma enganação, pois ninguém consegue se realocar.

Diversos funcionários denunciaram que se candidataram a dezenas de vagas (um chegou a se cadastrar em mais de 80) e não se enquadraram ao perfil de nenhum dos postos. O programa engloba tanto funcionários em busca de ascensão na carreira aqueles “à disposição”, expressão usada pelos gestores que não precisam mais dos serviços prestados. 

Discriminação

A coisa fica mais complicada para os empregados com mais de 40 anos, que não conseguem colocação. A justificativa do banco é que ‘eles não têm mais brilho nos olhos’. Isto é pura discriminação. Faltam funcionários na rede de agências e o banco não contrata e nem realoca, pois o objetivo é precarizar o atendimento físico para forçar os clientes a buscar as agências digitais e assim fechar as de tijolo e cortar mais vagas.

O banco misturou tudo em um programa ineficiente em que a decisão final é do gestor e, para variar, o Itaú transfere a responsabilidade da realocação aos trabalhadores. Os bancários que se sentirem prejudicados podem procurar o Sindicato por meio do site, facebook ou whatsapp.

Fonte: Com informações da Seeb SP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons