fbpx
Início Notícias Itaú Itaú demite com justificativas esfarrapadas
Itaú

Itaú demite com justificativas esfarrapadas

18 de junho de 2018

O falso Sistema de Qualidade de Vendas (SQV) dos trabalhadores é uma das desculpas usadas pelo banco

O clima de terrorismo tem feito parte da rotina dos funcionários do Itaú. O banco tem promovido uma onda de demissões nos últimos meses sem justificativa plausível, usando como desculpa a ‘avaliação de performance’ e o falso Sistema de Qualidade de Vendas (SQV) dos trabalhadores.

 

A instabilidade tem piorado o clima nos locais de trabalho, já que ninguém sabe se tem o emprego garantido ou se pode ser demitido de uma hora para outra.

 

O banco tem lucros astronômicos e uma ganância que não tem fim. Não existe justificativa para esta onda de demissões, pois o funcionário se dedica por anos e, de uma hora para outra, não serve mais, acaba sendo dispensado sem o mínimo respeito, tendo toda a sua vida desestruturada.

 

Bilhões

Em 2016, o lucro do Itaú foi de mais de 22 bilhões e no ano passado o valor passou dos R$ 24,8 bilhões. Já no 1º trimestre deste ano o banco teve lucro de 6,4 bilhões, índice 3,9% maior do que no mesmo período de 2017.

 

De acordo com o Dieese, os serviços bancários apresentaram inflação três vezes maior que o IPCA no período. No caso do Itaú, com apenas 40% do dinheiro arrecado com tarifas e serviços o banco paga toda sua folha de salários. Os outros 60% ajudam a engordar os bolsos dos banqueiros.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

 

Outras ações do banco, para ampliar ainda mais seus lucros, são a sobrecarga dos bancários com redução das agências físicas (de 3.653 em 2016 para 3.520 em 2017) e alta rotatividade. Pessoas que dedicaram sua vida ao banco, e que detêm grande conhecimento, são trocadas para que os novos bancários recebam salários menores. O Itaú tem índice anual de, aproximadamente, 20% de rotatividade.

 

Um dos alvos de demissões são os que retornam após afastamentos por doenças. Passados os 60 dias de estabilidade, os trabalhadores são demitidos. Além disso, funcionários próximos da aposentadoria também têm sofrido com ameaças e demissões.

 

Queremos que o Itaú nos posicione sobre as demissões e que os funcionários tenham mais qualidade de vida e tenham o mínimo de paz para trabalhar. Qualquer problema em agências da Baixada Santista deve ser denunciado para o Sindicato direto com os diretores ou pelo fale conosco do site. Outros canais de comunicação do Sindicato são o facebookwhatsapp e instagram.  Fortaleça as lutas da categoria se sindicalizando.

Fonte: seeb Santos

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons