fbpx
Início Notícias Itaquerão será palco do 1° de Maio. Apoios aos servidores e PL dos aplicativos
Notícias

Itaquerão será palco do 1° de Maio. Apoios aos servidores e PL dos aplicativos

16 de abril de 2024

As oito centrais sindicais iniciam os preparativos para a celebração do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora que, neste ano, será realizado no estacionamento da Neo Química Arena, o Itaquerão, na zona leste da cidade de São Paulo.

Pela primeira vez, o ato unificado desde 2018 deixa a região central da capital paulista, no conhecido Vale do Anhangabaú. O local foi escolhido em reunião das centrais Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Pública.

A arena externa do Itaquerão foi cedida pelo Corinthians e considerada um espaço ideal pela organização por conta da facilidade de acesso ao transporte coletivo e pela formação operária da região. Seguindo a tradição, o evento dos trabalhadores terá dois momentos, o primeiro deles, político, com falas dos dirigentes e representantes de movimentos sociais e partidários para rememorar as lutas do passado, atualizando as suas pautas de reivindicação e planejando as lutas do futuro.

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve nas duas últimas edições, também é esperada neste ano. Na sequência, a festa segue com shows e apresentações. A expectativa das entidades dos trabalhadores é reunir cerca de 50 mil pessoas no evento que terá início às 10h. O ato em São Paulo também será acompanhado por eventos em todo o país.

Bandeiras de luta

No palco do Itaquerão, as centrais sindicais sairão em defesa “Por um Brasil mais Justo”, mote da celebração deste ano que vai destacar emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Redução de juros e IR

Atrelada ao Imposto de Renda, a redução da taxa de juros é considerada uma das medidas de maior impacto direto no bolso do trabalhador. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto é lembrado como um “empecilho ao desenvolvimento”, pelos sindicalistas.

O governo vem realizando atualizações, ampliando a isenção para rendas de até R$ 2.824 No entanto, dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), divulgados na semana passada, mostram que a tabela concentra uma defasagem de 122%.

Apoio aos servidores federais

As centrais sindicais também manifestaram apoio à luta dos servidores federais. Nesta segunda, pelo menos 19 universidades e institutos federais deflagraram greve por reajuste salarial e reestruturação de carreiras, congeladas desde o governo de Michel Temer (MDB). Os servidores acumulam precariedades, que envolvem também o desmonte público nos últimos anos. O governo federal foi o primeiro a abrir diálogo em sete anos.

PL dos aplicativos

As entidades dos trabalhadores também defendem outra pauta quente para este 1º de Maio, o projeto de lei dos aplicativos (PLP 12/2024). Um grupo de trabalho, decretado no 1º de maio do ano passado por Lula, envolvendo empresas e trabalhadores, tem atuado para regulamentar o trabalho dos motoristas por aplicativo.

Desafios da luta sindical

Além dos temais fundamentais para os trabalhadores e as centrais sindicais, o próximo 1º de maio quer destacar ainda a importância da democracia e da valorização do movimento sindical.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco