Como no Brasil, sindicatos têm grande importância na melhora das condições de vida dos trabalhadores chineses
A Intersindical recebeu quarta-feira (23) uma delegação de sindicalistas chineses da província de Hubei, localizada no centro do país, com forte peso na produção industrial metalúrgica, automotiva e de produtos de alta tecnologia. O encontro teve como objetivo trocar experiências sobre a situação da classe trabalhadora e dos sindicatos nos dois países.
Liu Jianyu, vice-presidente da Federação de Sindicatos da Província de Hubei, foi o porta-voz da delegação e expôs sobre o contexto do mundo do trabalho na China, abordando temas como o modelo de desenvolvimento chinês, direitos trabalhistas e o papel das entidades sindicais.
Edson Carneiro Índio, Secretário Geral da Intersindical apresentou uma análise da conjuntura brasileira, com desmonte do Estado, destruição dos direitos e de entrega das riquezas do país ao capital financeiro. Índio ressaltou a importância da China no cenário internacional, no contrapeso ao imperialismo norte-americano.
A ação dos aliados do imperialismo na província de Hong Kong também foi condenada por Índio. Ricardo Saraiva, o Big, Secretário de Relações Internacionais da Intersindical falou da nossa participação na Federação Sindical Mundial e da importância do diálogo entre os setores que se contrapõem ao neoliberalismo.
Segundo a exposição de Jianyu, há um avanço de direitos trabalhistas, sociais e melhoria das condições de vida na China.
Nilza Pereira, Secretária de Finanças da Central e dirigente do Sindicato dos Químicos Unificados elencou vários aspectos do movimento sindical brasileiro e perguntou sobre a participação da mulher trabalhadora nos sindicatos chineses.
A avaliação do encontro foi muito positiva e reforça o princípio fundamental do sindicalismo combativo, que é o internacionalismo. “O encontro reforça o processo de interação da central com os trabalhadores das mais avançadas regiões do mundo”, conclui Índio.
A Intersindical estava representada, também pelos companheiros Manoel Elídio Rosa (Gabeira) e Pedro Otoni, ambos da direção da Central. A delegação chinesa foi composta também pela companheira Zhu Qiudi (Vice Presidenta da Federação de Sindicatos de Jingmen Federation); Yi Youquan (Vice Presidente / Federação de Sindicatos de Wuhan), Luo Yingzhong (Vice Presidente Executivo / Federação de Sindicatos de Huangshi); Yang Dingsheng (Vice Presidente Executivo / Federação de Sindicatos de Erzhou); Wang Junrong (Diretor do Centro de Logística / Federação Provincial de Sindicatos de Hubei).
Fonte: Intersindical Central da Classe Trabalhadora
Escrito por: Pedro Otoni