Sindicato dos Bancários de Santos e Região inicia processo de eleição dos delegados sindicais da Caixa Econômica Federal. Inscrições serão de 23/6 até 3/7 e eleição acontecerá entre os dias 6 e 8/7
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região comunica os(as) empregados(as) sindicalizados(as) da Caixa Econômica Federal, na Baixada Santista, sobre a eleição para delegados sindicais. O objetivo é organizar os bancários por local de trabalho.
As eleições serão dias 6, 7 e 8 de julho e todos os sindicalizados poderão concorrer. As inscrições terão início dia 23 de junho e vão até 3 de julho pelo site do sindicato: santosbancarios.com.br . O mandato tem duração de 1 ano, de 11 de julho de 2022 até 10 de julho de 2023.
Organização por local de trabalho é essencial
É fundamental avançarmos na organização sindical, elegendo delegados e delegadas sindicais em todas as agências. A organização por local de trabalho é essencial para defender direitos, melhorar as condições de trabalho, conquistar melhores salários, benefícios e manter os atuais empregos.
A unidade da categoria é decisiva para derrotar a terceirização, a pejotização, os contratos individuais e outros golpes na CLT. Todos estes projetos são um conluio do governo com o “mercado especulativo” (onde os Bancos são os protagonistas), o grande empresariado nacional e internacional e os ruralistas do agronegócio para retirar direitos, aumentar jornada de trabalho, diminuir salários, retirar estabilidade e privatizar o setor público (BB e Caixa), retirar a aposentadoria (para garantir o pagamento da dívida pública ao sistema financeiro), diminuir a fiscalização e a defesa das leis trabalhistas e enfraquecer o movimento sindical para prejudicar os trabalhadores.
Sofremos com o fim da Ultratividade (princípio que garantia a validade do atual Acordo Coletivo até a assinatura de outro). Agora, a categoria a cada Campanha Salarial não tem mais a garantia do VA, VR, plano de saúde, PLR e muitos outros direitos da Convenção Coletiva de Trabalho depois da data-base (1º de setembro).
Portanto, fortaleça as lutas cotidianas da categoria participando da eleição de delegados e delegadas sindicais por local de trabalho.
Regras, estabilidade e atribuições do(a) Delegado(a) Sindical
REGRAS
– Para ser candidato a delegado sindical o funcionário deverá estar filiado ao Sindicato;
– A eleição será por voto direto e secreto;
– O quórum mínimo para validar as eleições é de 30% dos empregados lotados na unidade.
DO MANDATO E PRERROGATIVAS
Art. 6º – Fica vedada a dispensa do empregado eleito delegado sindical, a partir do momento do registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o final do seu mandato, salvo se cometer falta grave.
Parágrafo Primeiro – Ao empregado eleito para cargo de delegado sindical será assegurada a inamovibilidade de sua Unidade de lotação física, durante a vigência do mandato.
Parágrafo Segundo – Entende-se por inamovibilidade a proibição de transferência da unidade da eleição para outra unidade da CAIXA, salvo em caso de extinção de unidade.
Parágrafo Terceiro – Serão permitidas as situações de destacamento para o delegado eleito durante a vigência do seu mandato.
Parágrafo Quarto – O empregado perderá o mandato se a transferência for por ele solicitada ou voluntariamente aceita ou em caso de extinção de unidade.
Parágrafo Sexto – Caso a CAIXA necessite transferi-lo só poderá fazê-lo mediante entendimento entre o Sindicato de vinculação do empregado e a Gerência Nacional de Relações Trabalhistas – GERET.
Art. 7º – O delegado sindical poderá deixar de comparecer ao serviço por motivo de participação em seminários, congressos ou outras atividades, desde que previamente autorizado pelo gestor imediato do empregado, e que não implique em custos para a Empresa.
Art. 8º – O delegado sindical poderá promover reuniões com os demais empregados da Unidade, desde que previamente acordado com o Gestor da Unidade.
Art. 9º – Ao delegado sindical é permitida a distribuição de propaganda sindical.
ESTABILIDADE
Ao empregado eleito delegado sindical é assegurada a estabilidade provisória na forma do parágrafo 3º do artigo 543 da CLT, bem como não ser removido de sua unidade de trabalho, durante a vigência do mandato.
ATRIBUIÇÕES
a) Apoiar e integrar a luta dos trabalhadores;
b) Representar o sindicato junto aos empregados de sua Unidade;
c) Participar dos eventos e instâncias sindicais;
d) Representar os empregados de sua Unidade junto ao Sindicato;
e) Acatar e encaminhar as decisões dos Fóruns Sindicais;
f) Auxiliar nas entidades sindicais;
g) Manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutindo individual e coletivamente, organizando as suas reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos Gestores;
h) Responsabilizar-se pela distribuição dos boletins e publicações que digam respeito aos empregados e sindicatos;
i) outras, a serem eventualmente aprovadas nos fóruns sindicais.
Edital de Eleição de delegados(as) sindicais da Caixa Econômica Federal
O SINDICATO dos Bancários de Santos e Região comunica a todos os empregados da CAIXA, dos municípios de sua base territorial, a abertura do processo eleitoral para delegado sindical. A eleição visa organizar os empregados do banco, por local de trabalho, para que suas reivindicações sejam atendidas.
Eleições: 06/07 a 08/07/2022, nas unidades da Caixa Econômica Federal
Mandato: 11/07/2022 até 10/07/2023
Santos, 15 de junho de 2022
Élcio Martins da Quinta
Presidente
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região