Intersindical

II Congresso Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
II Congresso Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

Direitos, democracia, soberania

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região elegerá delegados, em assembleia da categoria a ser divulgada, para participar do 2º Congresso Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de Março de 2019, na cidade de São Paulo. O Congresso reunirá trabalhadoras e trabalhadores representando sindicatos, coletivos de oposição e minorias sindicais, movimentos e demais entidades que constroem a nossa Central.

 

O 2º Congresso se realiza num dos momentos mais complexos e graves da história recente. A eleição de um governo com agenda ultraliberal na economia, autoritária na política e reacionária nos costumes impõe novos desafios à luta da classe trabalhadora e seus aliados.

 

O Congresso será um local de debates e reflexões acerca dos desafios para armar nossa atuação no próximo período. A defesa dos direitos sociais e trabalhistas, das liberdades democráticas, do papel social do Estado e da soberania nacional devem estar no centro dos debates, apontando para a necessidade de fortalecer as lutas contra o fim da aposentadoria e a entrega da previdência pública para o sistema financeiro; a resistência à precarização e desregulação completa do trabalho, ao fim dos direitos para reduzir o valor da força de trabalho; a luta contra o desmonte do Estado e das políticas sociais fundamentais para reduzir as desigualdades sociais e regionais e para construir um país socialmente justo e economicamente igualitário; o combate às privatizações, à desnacionalização, à desindustrialização, à alienação dos bens e riquezas naturais e outras medidas que atingem a soberania nacional; a defesa das garantias constitucionais, da democracia, do direito de organização e a luta contra a criminalização da política e dos movimentos sociais.

 

I Seminário Internacional da Intersindical

A abertura oficial do Congresso será no dia 15/03, às 19h. Ainda no dia 15 acontecerá o Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da Central. Nos dias anteriores ao Congresso (13 e 14/3) haverá o I Seminário Internacional, na Apeoesp/São Paulo/SP. Foram convidadas delegações da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Cuba, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e México.

 

Intersindical, cinco anos de luta

A Intersindical é resultado de um longo processo, principalmente a partir de 2006 na batalha para reorganizar a nossa classe com base no classismo, com coerência e independência política frente a patrões, partidos e governos. Em 2014, realizamos o Congresso Nacional de fundação e em 2016, o primeiro Congresso da Central.

 

Ao longo desses anos, nossa Central participou de todas as lutas importantes no país, buscando sempre construir a unidade das diversas organizações. Em 2015 participamos de grandes mobilizações, com destaque para as lutas contra a terceirização e precarização do trabalho, em 2016, estivemos na linha de frente da luta contra a PEC do Teto dos Gastos que tenta desmontar o setor público e o papel social do Estado.

 

Em 2017, estivemos na linha de frente da construção da greve geral de abril e demais mobilizações, em particular contra a Reforma da Previdência e Trabalhista.

 

Em 2018, a luta contra a Reforma da Previdência, os ataques ao serviço público, aos direitos trabalhistas e ao patrimônio público estiveram no centro da atuação da nossa Central, além da participação ativa no processo eleitoral defendendo um programa de anulação dos retrocessos impostos pelo governo Temer e de adoção de medidas estruturais para alterar as condições de vida e trabalho da classe trabalhadora brasileira.     

 

Escrito por: Gustavo Mesquita e Intersindical
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região com Intersindical
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!