Os trabalhadores do HSBC receberão a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados na quarta-feira 27. O pagamento vem junto ao adicional, que terá valor aproximado de R$ 600. O prazo limite para os banqueiros efetuarem o pagamento é 1º de março. Em janeiro, o movimento sindical enviou carta aos bancos solicitando a antecipação do crédito.
O balanço do HSBC será divulgado somente no início do março, quando os trabalhadores conhecerão o valor exato do adicional.
Os representantes do HSBC anunciaram na negociação que não haverá desconto do programa próprio de remuneração (PPR Vendas/PPR Atendimento) na parcela da PLR. É uma mudança na regra, mas esse avanço não será sentindo pelos trabalhadores neste ano, uma vez que, de acordo com o banco, a performance referente a 2012 não atingiu os resultados esperados. Ou seja, muitos trabalhadores poderão receber ainda menos que no ano passado, mesmo sem o desconto.
Os Bancários criticaram durante a reunião as ações em relação ao plano de saúde, ao programa próprio, além da previdência complementar elaborada sem a participação do movimento sindical e que exclui a maior parte dos funcionários. As mudanças no plano de saúde não mostram avanços para os bancários.
Uma nova reunião deve ocorrer na primeira quinzena de março para tratar desses assuntos.
Fonte: Com informações da Fetec e SEEB SP