“Encuentro Música y Resistencia” acontecerá durante este mês de junho e contará com participação de diversos grupos musicais da América Latina
O grupo Vozes, Coral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, se apresentará no evento internacional “Encuentro Música y Resistência”, que começa neste domingo, 6 de junho, e se estenderá pelos domingos do mês de junho, em formato virtual. A participação do coral do Sindicato será no dia 27 de junho, às 19h30 (horário de Brasília).
As apresentações podem ser vistas pelo canal do youtube do grupo chileno ‘Ensamble Manifiesto’, organizador do evento e que fará as transmissões ao vivo. Acompanhe a programação e informações sobre os demais participantes no facebook do Ensamble Manifiesto.
Música e Resistência
Entre os critérios para participação no evento está que as músicas apresentadas tenham “conteúdo social” e que representem a busca por justiça e paz social. Uma das características marcantes do Grupo Vozes é justamente seu repertório, de música brasileira, engajado nas questões sociais e que contribui, por meio da cultura, para a conscientização das pessoas.
“Organizamos este encontro com o objetivo de nos reunirmos em torno da música, com bom senso e razão, mesmo com o isolamento físico, para manter em alta o espírito da música e da manifestação”, afirmam os organizadores do evento na carta convocatória.
Grupo Vozes
Criado há 19 anos, em 14 de maio de 2002, o Grupo Vozes foi levado para o Sindicato dos Bancários de Santos e Região inicialmente por um grupo de banespianos, pelas mãos de Maria Aparecida Santos, a Cidinha, na época diretora do Sindicato. O coral é regido pela maestrina Simone Schumacher e reúne diversos bancários, bancárias, familiares e pessoas da comunidade. Para participar basta gostar de música.
Antes da pandemia, os ensaios aconteciam na sede do Sindicato, sempre às terças-feiras, das 18 às 20 horas Atualmente, com a necessidade de isolamento social, o grupo tem ensaiado e se apresentado com uso de plataformas de reunião virtual e divulgação de vídeos.
“As expressões artísticas, como a música, são formas de conscientização e transformação das pessoas. Por meio da cultura vamos nos identificando com certos temas e percebendo as necessidades de mudanças em nossa sociedade para que todos e todas tenham vida digna. Temos orgulho de apoiar nestes 19 anos o Grupo Vozes”, comenta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região