Com o tema ?Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular?, o 15º Grito dos Excluídos – região Baixada Santista, acontece depois de sete anos em Guarujá. O evento será realizado dia 07 de setembro de 209, com concentração inicial às 9 horas, a marcha percorre em Vicente de Carvalho as ruas Joana de Menezes Faro (Feira do Rolo), Epitácio Pessoa (sentido Prainha), Santo Amaro, Guilherme Guinle e encerra na Praça 14 Bis.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
? Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
? Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da violência, da discriminação, da miséria e da fome;
? Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
Embora nascido no contexto da Igreja Católica, o Grito é uma iniciativa levada adiante por várias forças da sociedade civil organizada. A organização e os debates privilegiam o diálogo plural, ecumênico, inter-religioso e democrático.
O Grito abriu caminho para uma série de parcerias em que diferentes atores sociais trabalham em conjunto, o que ajuda a superar o isolamento, o corporativismo e a fragmentação de esforços.
Desde 1995, o Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito.
Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.
Durante todo o trajeto, as entidades e movimentos envolvidos promoverão paradas e manifestações. Ao final, na Praça 14 Bis, será realizada uma celebração inter-religiosa, característica marcante do Grito na Baixada Santista.
Maiores informações pelo fone 9111.6308 – Eneida