Os bancários de Santos e região aumentaram a adesão à greve nesta sexta-feira, dia 25/09/2009, em todas as agências da Baixada Santista. Em Santos, onde a grande maioria dos bancários da Baixada Santista trabalham, a adesão foi de 90%.
A greve também atinge as agências de São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O movimento é de 80% no total de adesão.
?Hoje, sexta, a grande maioria das unidades do Santander, Unibanco, Itaú, Real, HSBC e de outros bancos particulares foram paralisadas nos centros financeiros e bairros das cidades da região. Nos bancos públicos a paralisação está em 90%?, explica Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Os bancários nacionalmente reivindicam 10% de reajuste, apesar de o Sindicato de Santos e outros ligados a Intersindical reinvindicarem no Encontro Nacional dos Bancários 15,29%. Por outro lado, os banqueiros oferecem 4,5%, além de rebaixar, em comparação ao ano passado, a proposta de PLR e dizerem não para todas as outras reivindicações de emprego, saúde, cesta-alimentação, vale educação e muitas outras.
Hoje, dia 25, haverá assembléia para avaliar e organização a greve por tempo indeterminado, à 16h30, na Av. Washington Luiz 140, em Santos.