fbpx
Início Notícias Governo quer desligar 21 mil das estatais
Notícias

Governo quer desligar 21 mil das estatais

18 de maio de 2019

Privatizar o que puder. É assim que o governo pensa e age. Mas, para abrir caminho, sucateia as estatais. Um dos primeiros passos é esvaziar as empresas. Bolsonaro pretende desligar 21 mil funcionários de sete instituições ainda este ano

A Caixa, por exemplo, já anunciou um novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) de maio a junho, cuja meta é desligar aproximadamente 3 mil empregados.

 

Outros seis PDVs estão previstos, conforme nota do Ministério da Economia. Entre as estatais que já anunciaram os programas estão Correios, Petrobras, Infraero e Embrapa. Essas empresas tinham, no fim do ano passado, 171 mil funcionários.

 

No Banco do Brasil, por enquanto, não há notícias sobre plano de demissões. A última edição do programa, realizada em 2016, desligou 9.400 funcionários.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome

 

Vale lembrar que, segundo a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), o número de empregados em estatais federais caiu de 554.834 em 2014, para 494.912 em 2018, queda de 11% (59.922 a menos).

 

O objetivo do governo em desligar milhares de funcionários de sete estatais é economizar R$ 2,3 bilhões. A grande questão é que as empresas federais, que estão no alvo das privatizações, registraram lucro líquido de R$ 74,3 bilhões, em 2018, o que representa crescimento de 132% em relação ao ano anterior.

 

Leia Também: Dia 14 de junho é GREVE GERAL

Fonte: Com informações Sindicato dos Bancários da Bahia

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons