fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Gato por Lebre: BB tenta disfarçar pacote com várias reestruturações
Banco do Brasil

Gato por Lebre: BB tenta disfarçar pacote com várias reestruturações

8 de janeiro de 2018

Programa corta cargos e inclui Plano de Adequação de Quadros (PAQ) para desligamentos.

O Banco do Brasil anunciou, na última sexta-feira (5), o lançamento do Programa de Melhoria de Relacionamento e Atendimento, que vem com uma série de mudanças em várias áreas e, segundo a empresa, tem o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes.

 

O anúncio foi feito pela manhã para as superintendências estaduais de todo o Brasil, com a presença de vice-presidentes e diretores que acompanharam o anúncio nos locais, ao mesmo tempo em que as informações eram divulgadas na agência de notícias interna do BB para o conjunto dos funcionários.

 

#Pilantragem: Fique esperto com o “Programa de Adequação de Quadros” do BB

 

O programa apresentado prevê a criação de novas funções, readequação nos quadros das agências, criação de três novas Centrais de atendimento, corte em vagas de caixas e fechamento do CENOP – Centro de Apoio aos Negócios de Recife.

 

As novas Centrais de Atendimento serão criadas nas praças de Recife, Ribeirão Preto e São José (cidade vizinha de Florianópolis).

 

O banco anunciou a criação de mais de 2 mil novas carteiras de clientes para atendimento digital e ampliação do horário de atendimento noturno nas CABB.

 

Haverá também redução da função de caixa executivo em várias PSO e agências. Os caixas serão priorizados para realocação.

 

NOVAS REESTRUTURAÇÕES COM CORTES E AMPLIAÇÃO

 

No dia do anúncio, novas reuniões com funcionários foram feitas para detalhar como ficarão as estruturas. Algumas agências tiveram incremento no quadro de funcionários e outras tiveram redução, assim como foi anunciado o fechamento de alguns escritórios digitais gerando excessos de vagas de escriturários e cargos comissionados.

 

# Não fique só, Fique Sócio e defenda-se contra a Reestruturação do BB

 

Não há uma informação concreta sobre aproveitamento dos gerentes pessoa jurídica desses escritórios nas vagas criadas.

 

PLANO DE ADEQUAÇÃO DE QUADROS – PAQ

 

Foi anunciado também um Plano de Adequação de Quadros (PAQ) para a regularização dos excessos já existente e de novos excessos de funcionários criados com o corte de dotação em algumas unidades. O público alvo do PAQ são somente caixas e escriturários em excessos na praça ou em excessos no cargo, na sua unidade.

 

O Plano de Adequação de Quadros prevê incentivos para a remoção para locais de difícil acesso, desligamento voluntário e incentivado com compensação pecuniária, bem como aposentadoria com condições específicas dentro do PAQ.

 

Os funcionários que já detém aposentadoria pelo INSS não é público alvo do PAQ na modalidade de aposentadoria.

 

NEGOCIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

 

Representantes dos trabalhadores solicitaram dados detalhados, como a quantidade de vagas criadas e os cortes em cada prefixo, o tamanho e dotação das unidades criadas e que seja estendida a gratificação de caixa aos excedentes por mais 4 meses, equiparando-se a VCP dos cargos comissionados em excesso.

 

Foi solicitada ainda que as priorizações sejam respeitadas de forma a garantir a realocação de todos os funcionários em excesso nos cargos.

 

Os vários fechamentos de unidades não deixam de ser reestruturações traumáticas que precisam ser acompanhadas bem de perto e de forma a não haver perda salários como aconteceu a menos de um ano. Onde aconetecerem os cortes, será feito o acompanhamento pelos dirigentes sindicais até que todos sejam realocados.

 

Sobre o PAQ, embora o público alvo seja pequeno após as movimentações de realocação, a orientação é que o funcionário tenha cautela ao aderir ao desligamento que já começa com a perda dos planos de saúde e previdência. Deve ser observado ainda que a nova lei trabalhista retirou direitos de trabalhadoras e trabalhadores que pedem demissão.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

 

#Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)

 

 

Fonte: Contraf

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco