Fundacentro e sindicatos discutem a realidade do funcionamento das Cipas da Baixada Santista
Com o objetivo de proporcionar espaço para apresentação da realidade de atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) existente em cada empresa e instituição da Baixada Santista, a Fundacentro de Santos promove o II Seminário do Observatório de Cipa, dia 28 de julho (sexta), das 8h30 às 17h30.
O seminário será realizado no Sindicato dos Bancários Santos e Região, que fica na Avenida Washington Luís, 140, Encruzilhada, Santos. O encontro é oferecido aos cipeiros, profissionais de segurança e saúde no trabalho e sindicalistas de trabalhadores e empregadores.
O seminário tem como intuito dar continuidade as ações do Observatório de Cipa, incluindo o primeiro evento discorrido sobre o tema e as demais atividades realizadas, juntamente com os sindicatos de diversas categorias.
O credenciamento será a partir das 8h30 até 9h. Após a abertura do evento, o engenheiro Leonidas Pandaggis, da Fundacentro/SP, palestrará sobre a norma regulamentadora 5, bem como contextualizará outras normas regulamentadoras que englobam temas ligados ao trabalho portuário e construção civil. A continuação do evento se dará com apresentações dos sindicatos parceiros explanando sobre as experiências.
Segundo o chefe Técnico da Fundacentro de Santos, Josué Amador da Silva, “a importância do tema envolve a construção de um diagnóstico da realidade do funcionamento das Cipas da Baixada Santista. Por meio dos seminários, promovido pela Fundacentro e com apoio dos sindicatos das categorias da estiva, metalúrgicos, bancários, químicos, comerciários, refinaria, hotelaria e a adesão de outros, pretende-se apresentar a realidade das Comissões dentro das empresas. Diante disso, é possível entender e auxiliar nas dificuldades -, aplicando um processo de gestão que possa assegurar à segurança e saúde do trabalhador”.
As inscrições podem ser realizadas diretamente no site da Fundacentro. Outras informações pelo telefone 3224-5156 ou pelo e-mail: erbs@fundacentro.gov.br
Fonte: Com informações da Fundacentro