Proposta apresentada pelo Itaú prevê ajuda de custo, controle da jornada, fornecimento de equipamentos de trabalho e garante direitos e benefícios
A direção do Itaú se reuniu terça-feira (27) com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco e apresentou propostas para um acordo sobre teletrabalho, ponto eletrônico e acordo de quitação do espelho do ponto. O acordo deve regular o teletrabalho para entorno de 35 mil a 38 mil funcionários.
Na reunião, o Itaú apresentou como propostas:
· O controle da jornada de trabalho com ponto eletrônico, que deve regular o trabalho de cerca de 57 mil funcionários.
· Uma ajuda de custo de R$ 960,00, em duas parcelas semestrais de R$ 480,00 cada.
· Respeito aos intervalos para refeição e os períodos de descanso.
· Serão mantidos, integralmente, os vales refeição e alimentação.
· O vale transporte vai ser pago proporcionalmente, para os dias em que o funcionário fizer o trabalho presencial, no local de trabalho.
· O banco vai fornecer o equipamento (computador e cadeira ergométrica).
Ponto eletrônico e quitação
Na reunião, a direção do Banco apresentou uma proposta de controle de jornada e quitação das obrigações do registro de ponto dos funcionários. Além do controle mensal do registro de ponto diário, os funcionários poderão acessar um termo de quitação de suas horas semestralmente e terão a possibilidade de concordarem ou não. Caso não haja concordância o funcionário deve procurar os sindicatos e abrir um chamado na Central de Pessoas. Os sindicatos acompanharão todo o processo para garantir que não tenham irregularidades. Importante ressaltar que a quitação é opcional e se refere somente à jornada trabalhada, não impedindo nenhuma outra reclamação trabalhista.
A proposta será avaliada e depois enviada para debate com os funcionários.
Crédito: Arquivo/Agência Brasil
Fonte: Contraf