fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Funcionários do BB pressionam Cassi sobre nova regra da ANS
Banco do Brasil

Funcionários do BB pressionam Cassi sobre nova regra da ANS

19 de julho de 2022

Adoecimento é responsável por três em cada quatro afastamentos de bancários. Cassi não se manifestou sobre nova regra que libera consultas com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicará em 1º de agosto, no Diário Oficial da União, a nova regra que determina que os planos de saúde não poderão mais limitar o número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) ainda não se manifestou sobre a medida, aprovada no início de julho pela ANS e que passará a valer com a publicação.

“Isso vai ajudar os bancários e bancárias vitimados por sequelas da Covid, doenças psicológicas e físicas como a LER, por exemplo, com a liberação de consultas com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais. Os funcionários sempre reivindicaram mais tratamentos à Cassi”, avalia Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancária do BB.

 

 A categoria está entre as mais afetadas por doenças do trabalho, fenômeno intimamente relacionado às pressões por metas impossíveis, acúmulos de funções e a sobrecarga comuns à atual rotina do bancário.

Antes da decisão da ANS, os planos eram obrigados a conceder uma cobertura mínima, que variava de 12 a 18 sessões por ano, podendo chegar a 40 ao ano, dependendo do transtorno tratado.

 

Dados preocupantes

Segundo dados do INSS, compilados pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), entre 2012 e 2021, doença foi a maior razão de afastamento dos bancários, responsável por 74,3% dos casos, contra 25,7% por acidentes. Os adoecimentos mais comuns registrados foram depressão, ansiedade, estresse e LER/DORT. O Observatório de Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho, aponta ainda que a incidência de doenças mentais e tendinites entre bancários é de três a quatro vezes maior que a da média da população.

Fonte: Contraf com edição da comunicação do SEEB de Santos e Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco