fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Funcionários do BB definem calendário de luta contra reestruturação
Banco do Brasil

Funcionários do BB definem calendário de luta contra reestruturação

20 de janeiro de 2021

Haverá mobilização nas redes sociais, reuniões e plenárias, na quinta-feira (21) e proposta de paralisação nacional dia 29. Em Santos haverá manifestação na agência Gonzaga com cartazes, distribuição de carta aberta e som para esclarecimento de clientes e a população em geral

Bancárias e bancários do Banco do Brasil (BB) vão realizar nesta quinta-feira (21) novo Dia Nacional de Lutas contra a reestruturação proposta pela direção do banco. Em Santos haverá manifestação em frente a agência Gonzaga, Av. Ana Costa, 486, com distribuição de carta aberta, cartazes, faixas e som para esclarecer o prejuízo que causará a restruturação com fechamento de agências e diminuição do quadro já sofrível de funcionários à população, clientes, funcionários e ao Brasil.

 

A reestruturação prevê o fechamento de agências e outras unidades do BB, além da demissão de 5 mil funcionários. Também está sendo proposta uma paralisação nacional dia 29. Em Santos, no último dia 15/1, já foram paralisadas as unidades Santos/XV de Novembro e Santista/D. Pedro II, realizadas reuniões com funcionários e a primeira plenária.

Agências do BB são paralisadas em Santos/SP

“Temos que conscientizar clientes, parlamentares, prefeitos e para a população em geral os prejuízos que a proposta do governo federal e da direção do Banco do Brasil pode provocar. Vivemos uma pandemia, estamos com mais de 14 milhões de desempregados e eles querem demitir 5 mil pessoas, fechar agências que atendem cidades isoladas do interior, além de tentarem desmontar um banco público essencial para a economia brasileira”, aponta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionária do BB.

De 21 a 28/01 os bancários serão mobilizados nas redes sociais, abaixo-assinado, reuniões com os funcionários nos locais de trabalho, colagens e panfletagens. É fundamental para o sucesso do Dia Nacional de Luta, a participação massiva do funcionalismo do BB, nas atividades como as da sexta-feira passada (15/1).

 

Todos devem participar das plenárias a serem agendadas pelo sindicato e postar mensagens de protesto contra o desmonte e denúncias à sociedade sobre a diretoria do banco e o governo, pelas #MeuBBvalemais, #BBLutoeLuta e #BBSemCaixasNão.

Informações e direitos

Também será acionado o Ministério Público do Trabalho para a obtenção de informações sobre a reestruturação. O movimento sindical vai promover ações judiciais para garantir ao bancário direitos básicos, como garantia à estabilidade financeira para quem recebe gratificação/comissão por longo período (nos termos da súmula 372/TST); manutenção do salário para quem teve o cargo renomeado, porém continua com idênticas atividades, havendo ilegalidade no rebaixamento salarial e o não desconto em conta corrente de valores relativos a bolsa de estudos.

País e população serão prejudicados!

O governo federal diz que vai fechar “361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA)”, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e a ‘transformação’ de 145 unidades de negócios em Lojas BB, estes dois últimos, sem gerentes e guichês de caixa. Tudo no primeiro semestre de 2021.

 

A população será prejudicada – passará a contar com uma rede de agências menor, com menos funcionários. Algumas cidades ficarão sem agências. O atendimento vai piorar muito!

“Nenhum outro banco facilita empréstimos com juros mais baixos aos micros, pequenos e médios agricultores; empresas e comércio em geral, instalados em pequenas cidades. Financia esporte, cultura e outras áreas sociais. A importância para a sociedade brasileira, fomento de empregos e riquezas à nação é extraordinária e essencial ao País! Os bancos privados só objetivam o lucro, sem se importar com os brasileiros!” Finaliza Eneida Koury.

Crédito: Fernando Diegues
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região com informações da FEEB

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons