A final do 3º Torneio de Futebol Soçaite do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que acontece sábado (4/10), terá uma novidade: um jogo-apresentação de futebol adaptado. A modalidade é praticada por pessoas que têm braços ou pernas amputados e dois bancários do Itaú (agências de Mongaguá e Praia Grande) participarão da demonstração de sábado. Os jogos acontecem no Complexo Esportivo Antônio Guarnieri, que fica na Avenida Santista, 790, Morro da Nova Cintra, em Santos.
Um dos atletas é o meio-campo Mário Ferreira de Queiroz, que trabalha na Praia Grande. Ele destacou que o time é tricampeão paulista de futebol adaptado e 3º lugar na Copa do Brasil da modalidade. Durante a partida, que acontece antes da definição do campeão do torneio soçaite, será possível conhecer algumas mudanças das regras no esporte adaptado.
“Uma das principais diferenças é que se a bola bate na muleta levantada, o juiz marca falta. Outra alteração é que se a bola atinge na região do braço amputado do goleiro é pênalti”.
A iniciativa da apresentação partiu de Mário, que conversou com a diretoria do Sindicato. “A acessibilidade para todos é fundamental e nos preocupamos com essa questão”, comentou Márcio Fidêncio, diretor do sindicato e funcionário do Itaú.
Mário demonstrou que está animado com o jogo de sábado. “Antes mesmo da apresentação, três bancários com amputações se interessaram pelo esporte e irão conhecê-lo sábado. É gratificante, pois é difícil divulgar e conseguir jogadores”.
Final do torneio
Os times dos trabalhadores do Bradesco Ponta da Praia e Itaú farão a grande final do torneio Soçaite dos Bancários de Santos. No mesmo dia acontece a disputa pelos 3º e 4º lugares entre as equipes Bradesco Arrombis Tubarões e Bradesco Afonso Pena.
A definição dos finalistas aconteceu no último sábado, 27/9. O Bradesco Ponta da Praia garantiu a vaga na vitória de 4X3 contra o Bradesco Afonso Pena. Já o Itaú venceu o Bradesco Arrombis Tubarões por 9×7.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região