fbpx
Início Notícias Fenaban propõe reajuste com manutenção dos direitos da CCT
Notícias

Fenaban propõe reajuste com manutenção dos direitos da CCT

28 de agosto de 2020

Fenaban propôs reajuste de 1,5% para salários, com abono de R$ 2 mil. E ainda a reposição da inflação (estimada em 2,74% no período) para demais verbas, como vales alimentação e refeição e auxílio-creche/babá. Para 2021, reposição do INPC acumulado na data base e aumento acima da inflação de 0,5% para salários e demais verbas como VA e VR, assim como para os valores fixos e tetos da PLR Fenaban. Portanto, com validade de dois anos mantendo todos os direitos da CCT

Os bancos, que em diversas rodadas de negociação da Campanha dos Bancários 2020 insistiam em reajuste zero para a categoria, finalmente avançaram na proposta. Após várias horas de negociação, que iniciou às 16h de quinta-feira 27 e se estendeu até a manhã desta sexta-feira 28, a Fenaban (federação dos bancos) propôs reajuste de 1,5% para salários, com abono de R$ 2 mil. E ainda a reposição da inflação (estimada em 2,74% no período) para demais verbas, como vales alimentação e refeição e auxílio-creche/babá.

 

“Temos de levar em consideração a conjuntura de pandemia de Covid-19, que impactou não somente na economia, com 80% dos acordos trabalhistas fechados em agosto abaixo do INPC, mas também na nossa organização, uma vez que mais de metade da categoria bancária encontra-se em home office, uma vitória do movimento sindical para garantir segurança aos trabalhadores diante do coronavírus, mas que resulta em dificuldades para a mobilização. Outro ponto que deve ser considerado é a conjuntura difícil para os trabalhadores, com o governo federal pegando carona na pandemia para avançar mais rapidamente na retirada de direitos trabalhistas. E o fim da ultratividade, que faz com que nossa CCT perca a validade em 31 de agosto caso o acordo não seja renovado, outro ataque aos trabalhadores nesse contexto adverso iniciado no governo Temer, com a Reforma Trabalhista. Diante de todo esse cenário, e depois de 13 rodadas de negociação muito difíceis, com tentativas de retrocessos em cláusulas históricas da CCT por parte da Fenaban, consideramos que esta proposta, arrancada dos bancos com a força da categoria, é positiva”, ressalta o Comando Nacional dos Bancários.

 

Manutenção da CCT e aumento acima da inflação em 2021

 

E para 2021, estaria garantida para todos a reposição do INPC acumulado na data base e aumento acima da inflação de 0,5% para salários e demais verbas como VA e VR, assim como para os valores fixos e tetos da PLR Fenaban. A proposta prevê ainda a manutenção de todas as cláusulas da CCT por dois anos, o que dá segurança para a categoria neste contexto de retirada de direitos dos trabalhadores.

 

PLR não será rebaixada

 

A Fenaban, que insistiu no início em rebaixar a PLR em até 48% , reforçou na mesa a manutenção da PLR nos moldes atuais e também propôs reposição da inflação (INPC estimado em 2,74%) para os valores fixos e tetos da PLR. Com a manutenção da regra e a atualização nos valores fixos e tetos, entre a primeira proposta e a atual, a PLR média estimada a ser paga nos três maiores bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander) teve um acréscimo de 12,2% para o piso de escriturário e 9,4% para o piso de caixa.

 

Com mobilização bancos recuam

 

A Fenaban insistiu em reajuste zero para a categoria por diversas rodadas. Apresentaram três propostas rebaixadas de PLR, que reduziam em até 48% os valores a serem distribuídos aos trabalhadores, e ainda propuseram a retirada da 13ª cesta alimentação e a redução da gratificação de função de 55% para 50%. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou essas propostas na mesa. Com a mobilização digital da categoria nas redes sociais, os bancos recuaram nessas propostas rebaixadas. A proposta será levada para assembleia virtual permanente a ser agendada nos próximos dias.

 

Home Office terá cláusula específica

 

Pressionada a Fenaban vai garantir os direitos previstos na CCT por dois anos e concordou em clausular condições para o home office (teletrabalho) em conjunto com o movimento sindical, uma das principais reivindicações da categoria na Campanha 2020.

 

Obs.: até a produção desta matéria  o BB e a Caixa ainda negociavam seus acordos específicos. Logo mais publicaremos as respectivas propostas.

Fonte: Contraf

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco