Nesta sexta-feira (28/08) é comemorado o Dia do Bancário, data lembrada desde 1951, quando a categoria decretou uma greve que se estendeu por 69 dias na capital paulista. Para celebrar o movimento, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região organiza a tradicional Festa do Chope, que está em sua 18ª edição, no Ilha Porchat Clube, em São Vicente.
Toda a categoria está convidada, assim como familiares e seus amigos. A diretoria parabeniza bancários e bancárias que lutam diariamente em defesa de seu sustento e direitos enfrentando com muita coragem patrões impiedosos, assediadores e desumanos!
História
A greve dos bancários de São Paulo, em 1951, durou 69 dias e foi uma das mais longas da categoria. O movimento foi um dos primeiros a se opor a então Lei de Greve, criada ainda durante o Estado Novo, e os índices oficiais de custo de vida. Como desdobramentos desse questionamento o movimento sindical começou a discutir a formação de um núcleo de estudos capaz de elaborar cálculos alternativos aos índices oficiais e de fortalecer as entidades de trabalhadores nas negociações. Foi o embrião do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) até hoje uma das principais referências do sindicalismo e da sociedade na produção desses indicadores.
Crédito: Adriano Trindade
Fonte: SEEB de Santos e Região com RBA
Escrito por: Gustavo Mesquita