fbpx
Início Federação Sindical Mundial condena golpe contra democracia e trabalhadores

Federação Sindical Mundial condena golpe contra democracia e trabalhadores

20 de abril de 2016

A Federação Sindical Mundial (FSM) condena o golpe de estado praticado pela elite contra a democracia e contra a classe trabalhadora no Brasil, conforme votado pelos deputados federais no dia 17 de abril.

A FSM surgiu em outubro de 1945, em Paris, com a participação de 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando 67 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Sua sede está localizada em Atenas (Grécia).

Hoje a entidade conta com cerca de 80 milhões de membros em 120 países e se organiza na forma de Congresso Sindical Mundial, Conselho Presidencial e Secretariado, além de escritórios regionais (por continente) e as chamadas Uniões Internacionais Sindicais (UIS), que organizam os trabalhadores por categoria.

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, conforme aprovado pela categoria, são parceiros e integram a FSM.

O documento, traduzido

“A FEDERAÇÃO SINDICAL MUNDIAL (FSM)  EM NOSSA AMÉRICA CONDENA ENERGICAMENTE O GOLPE DE ESTADO PARLAMENTAR NO BRASIL

Apoio ao legítimo governo deste país e seu povo trabalhador

A ameaça organizada por setores de direita e representantes da oligarquia brasileira, em conjunto com a imprensa reacionária e com o amplo apoio das transnacionais de comunicação e pelo imperialismo, concretizaram o primeiro passo de um golpe de estado parlamentar contra o governo democraticamente eleito no Brasil, chefiado por Dilma Rousseff. Acusações sem provas nem fundamentos jurídicos quebraram a democracia brasileira.

Assim, atacam importantes programas sociais com impactos perceptíveis à população mais pobre para implantar um governo neoliberal que acabe com as conquistas sociais alcançadas e que possibilite o roubo das riquezas naturais do povo brasileiro por parte das grandes empresas transnacionais, subordinando sua política externa aos interesses hegemônicos imperialistas.

Este novo tipo de golpe conspira contra o importante impulso dos governos de Lula e Dilma por um Brasil defensor de causas justas no plano internacional e inspirador da unidade e integração da América Latina e Caribe, que faz parte da contraofensiva reacionária contra o progresso da região e dirigido contra os BRICS, poderoso bloco que desafia a hegemonia estadunidense.

Neste momento em que está em marcha o golpe de estado parlamentar no Brasil, a Federação Sindical Mundial em Nossa América reitera seu forte apoio ao movimento sindical de luta brasileiro e sua solidariedade irrestrita ao povo e ao legítimo governo deste país irmão chefiado pela Presidenta Dilma Rousseff.

•FEDERACION SINDICAL MUNDIAL – REGIÃO DE A AMÉRICA LATINA E CARIBE

Leia Mais: Vamos resistir ao golpe e a retirada de direitos dos trabalhadores

Fonte: Com informações Sindicatos dos Químicos Unificados

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco