Em protesto nacional dia 7/12, os funcionários do Banco do Brasil (BB) da Baixada Santista, organizados pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, paralisaram, das 8h às 16h, as agências que o governo federal pretende fechar definitivamente a partir de 18/2/2017. Foram distribuídas cartas abertas à população, colocados cartazes e passado abaixo-assinado contra o fechamento das seis unidades e a extinção de postos de trabalho.
Segundo os comentários de usuários que assinaram o abaixo-assinado, o impacto será brutal.
De acordo com Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, entre as agências a serem extintas está a única que atende a Zona Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 814), uma região com 15 bairros e mais de 120 mil habitantes. “Isto sem dúvida vai prejudicar os mais necessitados por um banco público, disse”. Colocou também a situação do fechamento e o impacto na população de Vicente de Carvalho, no Guarujá, que terá uma de suas agências (a maior) encerrada.
“Outra que pretendem fechar e trará transtornos será a agência da rua Oswaldo Cruz, 521, no Boqueirão de Santos. Ela têm mais de 10 mil clientes, que serão remanejados e superlotarão a unidade vizinha da Epitácio Pessoa, que já atende mais de 10 mil contas. A Baixada Santista é habitada por muitos idosos e triplica a população nos feriados e no Verão. Isto é um grande problema que a população e os trabalhadores vão enfrentar sem o atendimento nestas agências e extinção de funcionários”, afirma Eneida. Koury.
Segundo Eneida, o Sindicato já tomou a iniciativa de realizar uma reunião com o coordenador do Procon/Santos, Rafael Quaresma Viva, dia 01/12/2016. No Sindicato, os dirigentes explanaram e discutiram com Quaresma o impacto da reestruturação implantada pelo BB sobre a população e os trabalhadores da Baixada Santista, com o fechamento de seis agências e transformação de outras três em postos de atendimento.
Conforme os dados levantados pelo Sindicato, a reestruturação do Banco vai extinguir aproximadamente 100 vagas na região o que representa 12% do funcionalismo que atendem a população da Baixada. “Isto Significa precarização do atendimento com mais tempo de espera nas filas e nos caixas eletrônicos, agências lotadas , falta de funcionários para atendê-los, maior dificuldade para se deslocar até outras agências, diminuição de serviços oferecidos e redução de caixas sempre pagando tarifas cada vez mais caras” finaliza Eneida koury.
Cadastre-se no whatsapp do Sindicato dos Bancários
Agências que serão fechadas na Baixada Santista:
1) Guarujá – Ag 3969 / Vicente de Carvalho (Av. Santos Dumont, 302);
2) Itanhaém – Ag 6692 (Avenida Rui Barbosa, 38);
3) Mongaguá – Ag 6908 (Av. São Paulo, 1359);
4) Peruíbe – Ag 7050 (Av. Padre Anchieta, 1317);
5) Santos – Ag 4701 / Nova Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 814);
6) Santos – Ag 6830 (Rua Oswaldo Cruz, 521).
Entenda a Reestruturação do Banco do Brasil
O Banco do Brasil anunciou dia 20/11/2016, o fechamento de 781 agências até 18/2/2017. Também foi confirmada abertura do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). A diretoria do BB espera a adesão de até 18mil funcionários aptos a se aposentar. Os bancários e bancárias terão até 9 de dezembro para aderir.
Das unidades fechadas, 379 serão convertidas em postos de atendimento (com poucos funcionários). As outras 402 agências serão desativadas, somando-se as 51 que já foram fechadas no mês passado. Também serão enxugadas pelo Governo Temer 31 superintendências regionais e três diretorias. Outra medida do Banco refere-se à adesão à jornada de 6 horas diárias. A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função. Vários cargos de caixas, assistentes e gerentes serão extintos.
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita