A sala 1 do Cine Roxy, em Santos, ficou lotada para a exibição gratuita do filme o Lucro Acima da Vida, patrocinada pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, na noite de quinta-feira (11/12). Pessoas de todas as idades assistiram o longa que mostra a luta dos trabalhadores ligados ao Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas e Osasco contra as barbaridades cometidas pela gigante multinacional Shell/Basf, em Paulínia.
Antes do início da sessão, o diretor do filme Nic Nilson e o ator Celso Batista (que interpreta o vilão Mr. Mike) falaram um pouco sobre as dificuldades em concretizar a produção independente. As filmagens duraram aproximadamente 2 anos.
Trabalhadores que viveram os 12 anos de luta contra a empresa, responsável pela morte de 65 pessoas por envenenamento e o adoecimento de centenas de vítimas, a partir da contaminação do meio ambiente, também deram seus depoimentos.
Entre eles está Arlei Medeiros, dirigente dos Químicos Unificados e secretário de Finanças da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. Arlei destacou que a luta não terminou após a decisão judicial em favor dos trabalhadores.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e secretário de Relações Internacionais da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Ricardo Saraiva Big, “O filme tem grande importância porque denuncia o massacre contra centenas de pessoas e resgata o protagonismo dos trabalhadores que lutaram, junto com a população local, contra uma gigante do capitalismo”.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região