Todo ano, o dia 8 de março é marcado pela comemoração do dia Internacional da mulher. Esta data representa a luta das mulheres para se afirmar e defender seus direitos em todo o mundo por muitos séculos.
No entanto, ainda hoje, a violência e a desigualdade no trabalho demonstram que as mulheres são vítimas do machismo no nosso dia-a-dia, e é preciso que seja travada uma luta diária em busca de igualdade.
Em 2013 diversos grupos feministas da cidade já estão se organizando para a construção de um grande ato, e o tema deste ano será o combate às violências machista, racista e lesbofóbica (contra lésbicas). Infelizmente, não são raros os casos de agressão às mulheres todos os dias, e este tema ficou ainda mais em pauta com o caso dos cons tantes estupros contra mulheres na Índia e com a possível reforma do código penal brasileiro que pode enfraquecer a lei Maria da Penha. Enquanto houverem casos de violência contra as mulheres, nós continuaremos indo às ruas. E é muito importante a participação de todas e todos que, assim como nós, acreditam que homens e mulheres devem ter igualdade de direitos.