fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Empregados seguem aguardando proposta do banco sobre Saúde Caixa para todos
Caixa Econômica Federal

Empregados seguem aguardando proposta do banco sobre Saúde Caixa para todos

30 de abril de 2020

Na reunião desta quarta-feira, 29, banco não apresentou nenhum documento oficial com parâmetros a serem analisados

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa continua aguardando que o banco apresente uma proposta de inclusão dos novos empregados na cobertura do Saúde Caixa. Isto porque, na reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 29, a direção da Caixa não apresentou nenhuma proposta oficial.

 

Na videoconferência, foi colocado apenas a necessidade de assinar um aditivo para a alteração, mas sem esclarecer em quais parâmetros. O banco ainda reforçou que o Saúde Caixa tem problema de sustentabilidade, por conta do déficit recorrente desde 2016.

 

A CEE/ Caixa reiterou a necessidade de respeito aos trabalhadores que estão correndo riscos ao se colocarem na linha de frente de atendimento à população durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A assistência à saúde permite que o trabalhador da Caixa possa cuidar da sua saúde e de sua família. O movimento sindical luta para que o Saúde Caixa permaneça como um direito e inclua todos os empregados, independente da data de contratação.

 

Em 2017, o banco alterou seu estatuto para impor a limitação de sua contribuição para a assistência à saúde dos empregados a 6,5% da folha de pagamento, fórmula que não garante sustentabilidade ao programa. A luta continua para a retirada desse limitador.

 

Histórico

Apesar de redobrar a importância durante a pandemia, a reivindicação do Saúde Caixa para todos não é nova. Em janeiro de 2018, o Ministério do Planejamento publicou a resolução CGPAR nº 23, que impede que os novos empregados tenham direito ao plano existente. Medida que a Caixa adotou no ingresso de novos empregados – aprovados no concurso de 2014 – a partir de 1º de setembro de 2018.

 

Em agosto de 2019, foi lançada a campanha “Saúde Caixa para todos”. A ação foi uma das resoluções do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado no início do mesmo mês.

 

A cobertura de assistência de saúde para todos foi reforçada em várias reuniões da mesa permanente de negociação com a Caixa. E por último, o movimento sindical enviou um ofício ao banco, no dia 25 de março, para reivindicar que a Caixa inclua os mais de dois mil novos empregados, em sua maioria PCDs, no Saúde Caixa.

 

A CEE espera seriedade na negociação e compromisso com os trabalhadores e com o Saúde Caixa. Por isso, aguarda-se o agendamento de uma nova reunião para a apresentação de uma proposta efetiva, o quanto antes.

 

Outras cobranças

Na videoconferência desta quarta-feira, os empregados cobraram ainda a manutenção do contingenciamento para a entrada nas agências, mesmo com as filas nas portas; a necessidade de respeitar a jornada dos empregados; a testagem de todos os bancários, como política de prevenção; e a efetivação da campanha de vacinação da gripe e da H1N1.

Fonte: Contraf

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons