fbpx
Início Em oito meses, bancos cortam 6 mil empregos

Em oito meses, bancos cortam 6 mil empregos

29 de setembro de 2015

Segundo dados do Ministério do Trabalho, foram quase 3,8 mil vagas a menos entre privados e Banco do Brasil e outras de 2,2 mil na Caixa

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor bancário segue cortando postos de trabalho. Em agosto, último mês analisado, o saldo de contratações e desligamentos ficou negativo em 139 postos de trabalho. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o déficit já chega a 6.003 vagas.

No ano, são 3.793 postos de trabalho a menos nos bancos múltiplos com carteira comercial, onde estão incluídos Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e HSBC; e menos 2.261 vagas na Caixa, que está enquadrada na categoria “caixas econômicas”. Em média, entre o início de janeiro e o final de agosto, o setor financeiro como um todo eliminou aproximadamente 25 postos de trabalho por dia.

Contribuíram de forma significativa para esse resultado os programas de incentivo à aposentadoria dos bancos públicos: PAI (Plano de Aposentadoria Incentivada), do Banco do Brasil, e o PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria), da Caixa. A maioria dos desligados em agosto (1.110) possui entre 50 e 64 anos, faixa etária da maior parte dos bancários próximos da aposentadoria.

Média salarial

Outro dado que chama atenção no Caged é a diferença salarial entre admitidos e desligados. Os trabalhadores que ingressaram no setor bancário em agosto recebem em média 53% do que ganhavam os que foram desligados no mesmo mês.  No acumulado dos primeiros oito meses de 2015, os admitidos receberam 55% do salário dos que deixaram o setor.  

Emprego é prioridade

Os bancários de todo o Brasil, em plena Campanha Salarial, definiram como prioridade a manutenção dos empregos no setor financeiro, que continua obtendo lucros recordes apesar da crise. No primeiro semestre deste ano, os cinco maiores bancos do país (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa) acumularam lucros de R$ 36,3 bilhões, contra R$ 28,5 bilhões em 2014, um crescimento de 27,3%.

Fonte: Seeb SP

Compartilhe
Publicado por: SEEB Santos e Região

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons