Eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Economus – Previdência Complementar dos bancários do Banco do Brasil, egressos do Banco Nossa Caixa – ocorrem entre os dias 11 e 22 de abril. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região apoia Lucas Lima (Conselho Fiscal) e Rodrigo Leite (Conselho Deliberativo) na disputa
As eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Economus Instituto de Seguridade Social – Entidade Fechada de Previdência Complementar, com autogestão em saúde dos bancários do Banco do Brasil e egressos do Banco Nossa Caixa – ocorrem entre os dias 11 e 22 de abril. As eleições serão de forma virtual e os associados terão a oportunidade de eleger um representante para cada conselho.
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na qual o Sindicato dos Bancários de Santos e Região é filiado, participa do processo eleitoral com um candidato na disputa. Lucas Lima, para o Conselho Fiscal, possui 13 anos de Banco do Brasil, atua como supervisor de Atendimento do BB e faz parte da diretoria do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.
“É uma honra participar desse processo em um momento que pede a união da representatividade para enfrentar as atuais ameaças e desafios com a instabilidade dos nossos planos de saúde e da previdência”, explica Lima.
Para o candidato é fundamental eleger representantes comprometidos. “Não podemos descuidar dos planos de previdência, por isso é fundamental elegermos conselheiros comprometidos para acompanhar de perto cada um dos equacionamentos. Além disso, é preciso preparo para cobrar do banco as suas responsabilidades, de modo que sejam ouvidas e atendidas cada uma das demandas dos associados”, defende.
Ao lado de Lucas Lima, concorre ao cargo de Conselho Deliberativo, Rodrigo Leite, funcionário do Banco Nossa Caixa há 21 anos.
Propostas
A defesa pelos direitos dos aposentados é um dos desafios pontuados pelos candidatos apoiados pelo Sindicato de Santos e Região e o movimento sindical. Com a extinção do Fundo Feas, aposentados ficarão sem assistência médica a partir de abril. “É necessário o estabelecimento de uma mesa de negociação que discuta, elabore e apresente soluções para evitar uma situação de desamparo no momento mais vulnerável da vida. O banco tem que assumir seu compromisso com a saúde desses trabalhadores”, destaca Lima.
A ampliação da participação dos trabalhadores nas instâncias decisivas do instituto de seguridade social também está entre as propostas dos candidatos. Atualmente, os associados só possuem representatividade nos conselhos Deliberativo e Fiscal, ficando de fora da diretoria do Economus na tomada de decisões, cabendo ao banco o voto de minerva.
Como votar
A votação ocorre de forma eletrônica com início às 10h do dia 11 de abril de 2022 e término às 17h do dia 22 de abril de 2022. As eleições 2022 serão realizadas exclusivamente em ambiente eletrônico, através do site eleicoeseconomus.com.br, no qual o eleitor registrará seus votos nos candidatos habilitados para os Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Fonte: FEEB SP/MS