O Boletim Focus é uma publicação que o BC disponibiliza toda segunda-feira com as projeções do mercado financeiro em relação a determinados indicadores econômicos do País
Os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central (BC) estimam que a inflação terminará o ano em 8,69%. Os dados fazem parte da pesquisa Focus divulgado nesta segunda-feira, 18, pela autoridade monetária.
Na semana passada, a previsão era de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegasse em 8,59% ao final de 2021. Para o próximo ano, passou de 4,17% para 4,18%.
A pesquisa, mais conhecida como Boletim Focus, é uma publicação que o BC disponibiliza toda segunda-feira, pela manhã, com as projeções do mercado financeiro em relação a determinados indicadores econômicos do País.
PIB
A previsão de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de 5,04% para 5,01% em 2021. Os analistas também apostam em recuo no crescimento da economia em 2022, de 1,54% para 1,50%.
Dólar
A expectativa para o dólar ao final deste ano se manteve em R$ 5,25 assim como para próximo ano, que não sofreu alterações.
Selic
Os economistas apostam na Selic em 8,25% ao ano, mantendo a mesma expectativa do boletim anterior. Para 2021, a projeção também permaneceu em 8,75%.
Crédito: USP Imagens
Fonte: Reconta aí