Dirija-se a Secretaria Municipal de Saúde de seu Município ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência
É muito importante os brasileiros cadastrarem-se no SUS, até o final de dezembro de 2019, porque a verba para saúde pública será definida, entre outros índices, pelo número de cadastros. É bom salientar que a responsabilidade de cadastro é dos municípios e este não é o único critério para a destinação de verbas.
Contudo, este governo não tem credibilidade nas suas ações diante dos programas sociais e econômicas, nem aqui e nem mundial. “Seguro morreu de velho!”, a máxima se aplica literalmente. Já estão cortando os remédios gratuitos do Programa Farmácia Popular, que distribui gratuitamente alguns medicamentos à população.
Como fazer o cartão SUS
Fazer o cartão SUS é grátis, fácil e rápido – e ainda agiliza marcações de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde. Munícipes de Santos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) de referência do seu endereço – estas unidades funcionam a partir das 7 horas.
É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. O Cartão SUS é um documento pessoal e intransferível, que identifica os usuários do Sistema Ùnico de Saúde e contém informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já foram realizados no paciente. A iniciativa agiliza o processo para beneficiar o atendimento do SUS.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita