fbpx
Início Dono de hospital pode pegar até 3 anos de prisão por exigir cheque caução

Dono de hospital pode pegar até 3 anos de prisão por exigir cheque caução

30 de maio de 2012

A partir da última terça-feira (29), a exigência de cheque caução como condição para o atendimento médico é considerada crime. Legislação altera o Código Penal de 1940 e tipifica a ação como crime de omissão de socorro.
Os responsáveis pelo estabelecimento de saúde que descumprir a determinação estarão sujeitos a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser até dobrada, caso a negativa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave. Em caso de morte, as penalidades podem ser multiplicadas por três.
Conforme a previsão legal, os hospitais particulares ficam obrigados a afixar, em local visível, cartaz com a seguinte informação: “Constitui crime a exigência de cheque caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial”.
A prática de exigir cheque caução já era enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não existia uma referência expressa sobre o não atendimento emergencial.

Fonte: Radioagência NP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons