fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Dilma desiste de abrir capital da Caixa, mas quer privatizar Caixa Seguros
Caixa Econômica Federal

Dilma desiste de abrir capital da Caixa, mas quer privatizar Caixa Seguros

10 de março de 2015

A Presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo não irá abrir o capital da Caixa. Apesar de ter recuado da decisão divulgada em dezembro de 2014, a privatização do banco não está  descartada, já que o governo manteve a abertura de capital da Caixa Seguros. A notícia foi publicada no jornal Valor Econômico nesta segunda-feira, 09.

A nova posição do governo não exclui a privatização do banco e mostra apenas uma mudança da estatégia, já que agora a privatização poderá ser feita de forma fatiada. Os movimentos sindical e social continuam em alerta. 

“Vemos com precaução esse anúncio, que pode ser uma tática para desmobilizar todo o movimento construído até agora pela Caixa 100% pública e privatizar o banco de forma fatiada. Manter a Caixa como banco público seria o normal para um governo que foi eleito com a plataforma de defesa das empresas pública do país, mas abrir o capital da Seguradora continua sendo uma forma de privatizar um patrimônio público, por isso, continuaremos nos organizando em defesa da Caixa”, diz Idelmar Casagrande, diretor do Sindicato dos Bancários/ES que integra o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% pública representando a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.

A Seguradora já mantém sociedade com a francesa CNP Assurences, que detém a maioria das ações, com 51,75% do capital. O restante, 48,2%, de posse da Caixa, poderá ser ofertado ao mercado financeiro. A intenção, segundo informações divulgadas pela imprensa, seria reproduzir o modelo aplicado à BB Seguridade, cujo IPO (Oferta Pública Inicial) foi feito em 2013.

Fonte: SEEB Espírito Santo

Compartilhe
Publicado por: Fernando Diegues

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons