Dez instituições financeiras brasileiras aparecem no ranking das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo em 2010, realizado pela Brand Finance, em parceria com a revista inglesa “The Banker”. Em 2009, eram apenas oito marcas do país.
A lista, liderada pela marca britânica HSBC (US$ 28,47 bilhões), mostra que as marcas de bancos dos EUA e da Europa foram as mais afetadas pela crise e tiveram, portanto, suas presenças reduzidas no ranking.
O Bradesco é o primeiro banco brasileiro a aparecer na lista, em nono lugar, com valor de marca de US$ 13,29 bilhões. O valor da marca da instituição –a mais valiosa do Brasil e da América Latina– subiu 72,7% entre de 2009 para 2010.
Itaú (US$ 6,91 bilhões), em 25º, e Banco do Brasil (US$ 6,66 bilhões), em 26º são as próximas marcas do país a surgir no ranking.
Ainda estão na lista Unibanco (80º), Nossa Caixa (232º), Banrisul (311º), Banco do Nordeste (349º), BM&FBovespa (398º), Redecard (419º) e BicBanco (490º).
A soma total do valor das marcas brasileiras subiu de US$ 18,28 bilhões para US$ 30,16 bilhões em 2010, um crescimento de 65%; e o valor de mercado das empresas cresceu 139%, ou seja, o montante saltou de US$ 91 bilhões em 2009 para US$ 217 bilhões em 2010.
De acordo com o sócio e CEO da Brand Finance para América do Sul, Gilson Nunes, o valor de mercado das 500 instituições financeiras avaliadas atingiu US$ 6 trilhões em 2010 –um crescimento de 62% sobre o ano anterior; e a soma do valor de suas marcas aumentou 49%, totalizando US$ 716 bilhões.
No ranking de 2010, ainda há 85 marcas americanas e 22 inglesas, contra 95 e 24 em 2009, respectivamente. Porém, considerando a Europa como um todo, este número aumentou de 170 para 197 marcas de bancos.
“Os destaques foram França, Espanha e Suíça, países em que a confiança do público em suas marcas não sofreu grandes abalos; e numa direção oposta, Brasil, China, Índia e Rússia apresentaram melhores índices de crescimento durante e após a crise”, disse Nunes.
Fonte: F