fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Depois de pressão dos empregados, Caixa anuncia novas contratações
Caixa Econômica Federal

Depois de pressão dos empregados, Caixa anuncia novas contratações

23 de julho de 2021

Das 10 mil contratações, 4 mil vagas serão para empregados; destas, três dependem de autorização da Sest e outras mil serão para PCDs, após realização de concurso público

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na segunda-feira (19), a intenção de contratar dez mil trabalhadores para o banco. Deste total, quatro mil serão novos empregados – três mil dependem de autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e mil serão chamados após novo concurso público, a ser realizado em setembro deste ano. Estas mil vagas serão destinadas às Pessoas com Deficiência (PCDs). Das 6 mil vagas restantes, 5.200 serão para estagiários e aprendizes e as outras 800, para vigilantes e recepcionistas.

A boa notícia é fruto das reivindicações do movimento sindical e empregados; porém o número de contratações anunciado não supri a defasagem de mais de 19 mil empregados nas agências.  Segundo a Federação Nacional do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Guimarães não está efetivando a contratação de nenhum empregado. Das quatro mil vagas, três dependem de autorização e as outras mil vão esperar a realização de um concurso. A cobrança será mantida até ser efetivado o concurso e convocados ao trabalho.

 

 “A Caixa vai abrir 250 novas agências, necessárias para a população, mas sem empregados não haverá atendimento digno, além de sobrecarregar ainda mais os que estão se desdobrando nas agências”, finaliza a entidade.

De acordo com Rita Serrano, conselheira de Administração da Caixa (CA/Caixa), o banco tem autorização da Sest para ter, no máximo, 84.544 empregados. O que foi aprovado no Conselho é acrescentar mais três mil neste teto, o que também depende do órgão que coordena a governança das estatais. “A notícia é boa, votei a favor, mas ainda não supre a demanda de mais de 17 mil postos de trabalho a menos desde 2015. O presidente da Caixa também anunciou a abertura de 250 unidades, o que é ótimo. Mas a conta não fecha e a falta de pessoas vai continuar crônica”, destacou.

De acordo com o balanço do primeiro trimestre de 2021 da Caixa, o banco tem 81.876 trabalhadores. Rita Serrano informou que a Caixa contratou nos últimos meses e, atualmente, são cerca de 84 mil empregados. Eram 101 em dezembro de 2014.

Contratações são resultado de mobilização – O anúncio da contratação de empregados, inclusive os PCDs, aconteceu depois de intensa atuação das entidades associativas e do movimento sindical. Em abril deste ano, a Fenae e a Contraf assistentes na Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho, conseguiram confirmar a contratação dos concursados que ingressaram na Caixa por meio de ações coletivas.

Em 2019, o anúncio da Caixa sobre a contratação de duas mil pessoas com deficiência só aconteceu por determinação da Justiça. Naquele ano, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou uma Ação que determinou à Caixa o cumprimento imediato da cota legal de contratação de PCD, como prevê a Lei 8.213/91.

Com o anúncio de mais mil empregados PCDs por meio de concurso, a Caixa deve se adequar à legislação, que estabelece que empresas com mais de mil empregados tenham 5% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência ou reabilitados.

O movimento sindical e a Fenae vão encaminhar um ofício à direção do banco solicitando informações mais detalhadas sobre a autorização da Sest para a convocação dos concursados de 2014, o concurso público para pessoas com deficiência e a diferença entre o número anunciado pelo presidente e aquele aprovado pelo Conselho de Administração.

Fonte: Fenae

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons