Os bancários do Banco do Brasil reúnem-se no 31° CNFBB, que acontece nos dias 10 e 12 de julho. Já os empregados da Caixa no 36º CONECEF, nos dias 10 e 11 de julho
Depois dos debates estaduais, bancários e bancárias e do Banco do Brasil e Caixa se reúnem nos congressos nacionais específicos para discutir e aprovar as pautas de reivindicações da Campanha Salarial deste ano. Os bancários do BB se reúnem no 31° CNFBB, nos dias 10 e 12 de julho. Já os da Caixa no 36º CONECEF, que será realizado nos dias 10 e 11 de julho Devido à pandemia todas as atividades serão realizadas por videoconferência.
A política econômica ultraliberal do governo Bolsonaro ameaça os bancos públicos. Por isso, a defesa da Caixa 100% pública e do BB público estão entre os principais eixos dos debates nos dois encontros. Outro eixo estratégico em comum é a defesa da manutenção da mesa única de negociação com a Fenaban.
31° CNFBB
Com o tema “Banco é do Brasil: em defesa da Democracia, do Patrimônio Nacional e de Direitos”, o 31° Conferência Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) reunirá delegados e delegadas de todo o Brasil, que vão discutir também sobre os impactos do home office, a defesa do salário, do emprego, carreira e PLR.
“A mobilização de todos sempre foi fundamental para garantir a defesa dos direitos conquistados com muita luta e avançar nas reivindicações. O Teletrabalho (home office) é um novo desafio que traz uma série de problemas aos funcionários. Não podemos aceitar perder direitos com esse modelo de trabalho. Além disso, diante dos inúmeros ataques e o alarde de privatização proposto por esse governo, é urgente traçar estratégias para defender o BB público”, diz Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancária do BB.
Confira os eixos:
Eixo 1: O banco é dos brasileiros!
Debate com convidados a respeito do papel desempenhado pelo Banco do Brasil no microcrédito, crédito para pequenos e microempreendedores, para agricultura familiar. A importância deste patrimônio para a sociedade brasileira.
Eixo 2: “Eles não vão gostar, mas nós não vamos largar nada!”
Debate com convidados sobre os ataques do sistema financeiro nacional neoliberal e do governo federal as empresas públicas, aos planos de previdência complementar e saúde suplementar, um projeto ideológico de destruição do modelo construído por essa comunidade que cerca a empresa pública ou neste caso o Banco Público.
Eixo 3: Precisamos de um banco para conduzir uma política em favor da sociedade?
Debate com convidados para construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil, seu papel nas políticas sociais, econômicas de estados, municípios e setoriais.
Plenário Final: Defender as conquistas e avançar na defesa da democracia
Uma reflexão com diferentes atores frente os ataques que os movimentos sociais e a sociedade vêm passando por este estado militarizado, como também o momento chave para a discussão de um calendário e organização do movimento de lutas para Campanha Salarial Unificada e uma Campanha Nacional em Defesa do Banco do Brasil.
36° CONECEF
O 36° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CONECEF) reunirá, nos dias 10 e 11 de julho, cerca de 280 delegados e delegadas de todo o Brasil para definir as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específicas da Caixa para a Campanha Nacional deste ano. O encontro traz como temas principais: defesa da vida, saúde e direitos.
Confira os eixos:
Eixo 1 – Defesa da Vida
· Democracia;
· Empresas Públicas;
· Bancos Públicos;
· Defesa da Caixa 100% Pública.
EIXO 2 – Saúde
· Saúde e Condições de Trabalho;
· Saúde Caixa;
· Funcef.
EIXO 3 – Direitos
· CCT e ACT;
· Contratações.
Fonte: Com informações da Contraf