fbpx
Início Notícias Defesa do emprego será tema da 1ª negociação com a Fenaban, nesta quarta (26)
Notícias

Defesa do emprego será tema da 1ª negociação com a Fenaban, nesta quarta (26)

25 de junho de 2024

O Comando Nacional dos Bancários se reunirá nesta quarta-feira (26), com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial 2024.

A minuta foi entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) aos bancos no último dia 18 (terça-feira), em São Paulo. Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil também já estão de posse dos respectivos itens específicos. No Itaú o ato de entrega será nesta terça-feira (25). Os representantes dos funcionários do Bradesco ainda não repassaram a data de entrega da pauta específica.

Emprego preocupa

Na pauta do primeiro encontro entre representantes da categoria e do sistema financeiro, uma das questões que mais preocupam bancários e bancárias do setor privado: O EMPREGO. 

Este ano será definida também a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). 

“Os bancos demitem em massa, faturam bilhões com a taxação dos clientes e no caso do Santander até os funcionários pagam. Utilizam as novas tecnologias, através da digitalização do sistema financeiro e agora com a Inteligência Artificial, para exterminar vagas de trabalho piorando a economia do país e empobrecendo a população sendo concessões públicas. As novas tecnologias devem ser um instrumento para trazer mais qualidade de vida para os trabalhadores, com a redução da jornada para quatro dias semanais e a geração de mais empregos, qualificando os bancários e bancárias defendem os sindicatos”, avalia Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.  

Lucros crescem

Somente em 2023, os bancos registraram no Brasil um crescimento de 5%, em comparação ao ano imediatamente anterior, o que significou um lucro líquido de R$ 145 bilhões no período.

Demissões e fechamento de agências

Os bancos fecharam 3,2 mil agências em todo o país: 88% das unidades fechadas são do setor privado. No mesmo período 20,7 mil postos de trabalho foram extintos no setor financeiro, nos últimos 5 anos, conforme o Dieese.

Se liga no calendário

• Junho: 26
• Julho: 2,11,19 e 25
• Agosto: 6,13, 20 e 27

Sindicalize-se e garanta seus direitos!
Participe das mobilizações!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons