Ao longo deste ano, segundo o Dieese, os reajustes acima do INPC representam 17,5% do total (os bancários estão entre essas categorias); sendo que os iguais à inflação oficial ficaram em 32,2%. Já as categorias que tiveram índice abaixo da inflação foram infelizmente 50,3%. Sindicatos acertam na estratégia de acordo por dois anos
O INPC dos últimos 12 meses (10,42%), mais o 0,5% de aumento acima da inflação, arrancados na luta sindical de 2020 e amarrados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2020/22), totalizaram 10,97%.
Esse percentual, que vale para as gratificações de função e de caixa, ajuda de custo, vales refeição e alimentação etc, refletirá também na PLR, entre outras conquistas.
“A primeira parcela da PLR deve ser paga até o dia 30 deste mês de setembro, assim vomo o reajuste”, lembra Elcio Quinta, tesoureiro do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
A maioria das categorias profissionais que fecharam acordos salariais este ano, não recuperou sequer a inflação.
“A conjuntura é muito difícil no país. Por isso foi acertada a estratégia em firmar acordos por dois anos neste momento”, diz Eneida Koury, presidente do Sindicato.
Parabéns à categoria bancária que, apesar das adversidades, sempre soube se fazer respeitada e unida em suas lutas!
A sindicalização é o melhor caminho para fortalecer nossa luta!!!
Sindicalize-se!!!
Fonte: SEEB de São Paulo com edição da comunicação do SEEB de Santos e Região