Precarização

De volta para o passado: BB suspende licença-interesse dos funcionários

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
De volta para o passado: BB suspende licença-interesse dos funcionáriosFabiano M. Couto

Os bancários do BB estão vivendo uma verdadeira volta ao passado. Repetindo uma prática contumaz de sua política de gestão liberal da década de 90, a instituição solicitou o retorno de empregados que estão em licença-interesse e suspendeu a concessão de novas licenças. Existem atualmente cerca de 2100 bancários em licença interesse na empresa

Em comunicado enviado aos funcionários, o Banco do Brasil se limita a dizer que se trata de uma “decisão administrativa” com o objetivo de ocupar as vagas existentes. O banco não tem concurso vigente e por isso os funcionários vêm sofrendo com sobrecarga de trabalho e reestruturações.

 

No texto, o banco diz ainda que o bancário em licença-interesse deverá se apresentar até o dia 22 de novembro em seu local de trabalho. E ameaça: “Caso não compareça para posse, suas ausências a partir de 25/11/2019, serão classificadas como ‘falta não abonada não autorizada, o que poderá incorrer em abandono de emprego, passível de demissão por justa causa (alínea I do artigo 482, da CLT)”.

 

A licença interesse é um importante direito dos bancários, além de uma ferramenta eficaz na área de gestão de pessoas. Permite que o funcionário possa se dedicar ao aprimoramento profissional e pessoal em período integral, sem o recebimento de remuneração, e voltar para a empresa com mais qualificação. Está acontecendo uma guinada negativa na política de pessoal da empresa, com predominância de ações voltadas para punir, prejudicar o bancário e suprimir direitos. Alterar a licença-interesse não é a medida mais eficaz para o preenchimento das vagas existentes. Se faz urgente a necessidade de um concurso para resolver o problema da falta de funcionários e sobrecarga de trabalho.

 

>> BB: agência Boqueirão/Santos paralisada por falta de segurança

Fonte Bancários DF - 24/10
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!