As redes sociais são ótimas, mas se mal administradas, podem gerar grandes prejuízos. Clique na matéria e conheça algumas atitudes que você deve evitar na gestão das suas redes sociais.
Preserve a sua privacidade:
considere que você está em um local público, que tudo que você divulga pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa, tanto agora como futuramente;
pense bem antes de divulgar algo, pois não há possibilidade de arrependimento. Uma frase ou imagem fora de contexto pode ser mal-interpretada e causar mal-entendidos. Após uma informação ou imagem se propagar, dificilmente ela poderá ser totalmente excluída;
use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e procure ser o mais restritivo possível (algumas opções costumam vir, por padrão, configuradas como públicas e devem ser alteradas);
mantenha seu perfil e seus dados privados, permitindo o acesso somente a pessoas ou grupos específicos;
procure restringir quem pode ter acesso ao seu endereço de e-mail, pois muitos spammers utilizam esses dados para alimentar listas de envio de spam;
seja seletivo ao aceitar seus contatos, pois quanto maior for a sua rede, maior será o número de pessoas com acesso às suas informações. Aceite convites de pessoas que você realmente conheça e para quem contaria as informações que costuma divulgar;
não acredite em tudo que você lê. Nunca repasse mensagens que possam gerar pânico ou afetar outras pessoas, sem antes verificar a veracidade da informação;
seja cuidadoso ao se associar a comunidades e grupos, pois por meio deles muitas vezes é possível deduzir informações pessoais, como hábitos, rotina e classe social.
Seja cuidadoso ao fornecer a sua localização:
observe o fundo de imagens (como fotos e vídeos), pois podem indicar a sua localização;
não divulgue planos de viagens e nem por quanto tempo ficará ausente da sua residência;
ao usar redes sociais baseadas em geolocalização, procure se registrar (fazer check-in) em locais movimentados e nunca em locais considerados perigosos;
ao usar redes sociais baseadas em geolocalização, procure fazer check-in quando sair do local, ao invés de quando chegar.
Respeite a privacidade alheia:
não divulgue, sem autorização, imagens em que outras pessoas apareçam;
não divulgue mensagens ou imagens copiadas do perfil de pessoas que restrinjam o acesso;
seja cuidadoso ao falar sobre as ações, hábitos e rotina de outras pessoas;
tente imaginar como a outra pessoa se sentiria ao saber que aquilo está se tornando público.
Previna-se contra códigos maliciosos e phishing:
mantenha o seu computador seguro, com os programas atualizados e com todas as atualizações aplicadas;
utilize e mantenha atualizados mecanismos de proteção, como antimalware e firewall pessoal;
desconfie de mensagens recebidas mesmo que tenham vindo de pessoas conhecidas, pois elas podem ter sido enviadas de perfis falsos ou invadidos;
seja cuidadoso ao acessar links reduzidos. Há sites e complementos para o seu navegador que permitem que você expanda o link antes de clicar sobre ele.
Proteja o seu perfil:
seja cuidadoso ao usar e ao elaborar as suas senhas;
habilite, quando disponível, as notificações de login, pois assim fica mais fácil perceber se outras pessoas estiverem utilizando indevidamente o seu perfil;
use sempre a opção de logout para não esquecer a sessão aberta;
denuncie casos de abusos, como imagens indevidas e perfis falsos ou invadidos.
Proteja sua vida profissional:
cuide da sua imagem profissional. Antes de divulgar uma informação, procure avaliar se, de alguma forma, ela pode atrapalhar um processo seletivo que você venha a participar (muitas empresas consultam as redes sociais à procura de informações sobre os candidatos, antes de contratá-los);
verifique se sua empresa possui um código de conduta e procure estar ciente dele. Observe principalmente as regras relacionadas ao uso de recursos e divulgação de informações;
evite divulgar detalhes sobre o seu trabalho, pois isto pode beneficiar empresas concorrentes e colocar em risco o seu emprego;
preserve a imagem da sua empresa. Antes de divulgar uma informação, procure avaliar se, de alguma forma, ela pode prejudicar a imagem e os negócios da empresa e, indiretamente, você mesmo;
proteja seu emprego. Sua rede de contatos pode conter pessoas do círculo profissional que podem não gostar de saber que, por exemplo, a causa do seu cansaço ou da sua ausência é aquela festa que você foi e sobre a qual publicou diversas fotos;
use redes sociais ou círculos distintos para fins específicos. Você pode usar, por exemplo, uma rede social para amigos e outra para assuntos profissionais ou separar seus contatos em diferentes grupos, de forma a tentar restringir as informações de acordo com os diferentes tipos de pessoas com os quais você se relaciona;
Proteja seus filhos:
procure deixar seus filhos conscientes dos riscos envolvidos no uso das redes sociais;
procure respeitar os limites de idade estipulados pelos sites (eles não foram definidos à toa);
oriente seus filhos para não se relacionarem com estranhos e para nunca fornecerem informações pessoais, sobre eles próprios ou sobre outros membros da família;
oriente seus filhos a não divulgarem informações sobre hábitos familiares e nem de localização (atual ou futura);
oriente seus filhos para jamais marcarem encontros com pessoas estranhas;
oriente seus filhos sobre os riscos de uso da webcam e que eles nunca devem utilizá-la para se comunicar com estranhos;
procure deixar o computador usado pelos seus filhos em um local público da casa (dessa forma, mesmo a distância, é possível observar o que eles estão fazendo e verificar o comportamento deles).
# Acompanhe o Sindicato no Facebook
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
# Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
Fonte: Octaki Mídia Marketing Digital