O governo anunciou duas novas possibilidades de saques do FGTS: o Imediato no total de R$ 500 para conta ativa ou inativa; e o de Aniversário de 5% do saldo + uma parcela fixa
Conforme dados da assessoria da Caixa, você fica dois anos sem retirar todo o saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) caso queira voltar atrás no saque aniversário. Leia abaixo.
NO SAQUE IMEDIATO:
1.Todos os trabalhadores poderão sacar neste ano e no início do próximo até R$ 500 de cada conta do FGTS (uma pessoa pode ter mais de uma conta por causa de trabalhos antigos).
NO SAQUE ANIVERSÁRIO:
1. A partir de 2020, o trabalhador vai poder sacar uma vez ao ano uma fatia do FGTS, se aderir;
2. Porém, se fizer essa opção, não vai poder sacar todo o valor do fundo em caso de demissão sem justa causa, somente a multa de 40% dos depósitos da empresa.
Obs.: só ficam mantidos os saques para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos já previstos anteriormente em lei.
E SE ME ARREPENDER DO SAQUE ANIVERSÁRIO?
Depois de aderir ao saque aniversário, em caso de demissão você só receberá o total do saldo do FGTS DOIS ANOS depois de desistir do saque aniversário. Portanto, muito cuidado com o seu futuro!
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita