Quase todos os municípios da ilha promoveram festas populares organizadas por grupos locais. No dia 1º de janeiro de 1959, guerrilheiros iniciaram uma revolução nacional e socialista no país.
No primeiro dia de 2013 a população cubana comemorou os 54 anos do triunfo da Revolução que libertou o país do ditador Fulgêncio Batista. Nesse dia, no ano de 1959, grupos de guerrilheiros comandados por Fidel Castro tomaram o poder e iniciaram um processo que transformaria a ilha caribenha em um país socialista nas Américas. Um dos nomes mais marcantes da Revolução Cubana é o de Ernesto “Che” Guevara.
Como já é tradição em Cuba, à meia-noite local do dia 1º de janeiro, uma bandeira foi hasteada em Santiago de Cuba, cidade pela qual entraram no território as tropas guerrilheiras.
Em mais de 160 municípios ocorreram festividades pelo aniversário da Revolução Cubana, que contaram com orquestras de música popular, bandas de concerto e danças. Outros eventos estão previstos para o dia 6 de janeiro.
Líderes de diversos países felicitaram o governo cubano, como da Jamaica, da Romênia, do Suriname, da Nicarágua, entre outros.
Fonte: Radioagência NP