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COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro “vale menos” que o espanhol

26 de maio de 2020

No Brasil, medidas menos rígidas, desrespeito à negociação com a representação dos trabalhadores e falta de apoio aos funcionários evidenciam as diferenças entre o tratamento dispensado aos bancários brasileiros e aos da matriz na Espanha

Em meio à pandemia de coronavírus, os bancários do Santander no Brasil enfrentam mudanças constantes de protocolos, quase sempre resultando na flexibilização de medidas de proteção; falta de materiais de proteção para todos; desrespeito à negociação com a representação dos trabalhadores; recusa em cumprir orientações do governo estadual; falta de apoio para funcionários em grupo de risco se afastarem; cobrança de metas abusivas; e comunicação ineficiente com bancários e clientes.

 

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Situação diferente da forma como o Santander tem atuado em relação aos trabalhadores da matriz na Espanha, que contam com uma forma de gestão mais responsável, que respeita a negociação coletiva e as recomendações das autoridades locais para a proteção de bancários e clientes.

 

Mais uma vez, o Santander trata os bancários brasileiros, que garantem a maior fatia do lucro global, com extrema irresponsabilidade e desrespeito, e de uma forma muito diferente da qual trata os trabalhadores da matriz espanhola. Isso não é novidade, tendo em vista que os funcionários brasileiros não possuem isenção de tarifas, ao contrário dos trabalhadores da Espanha e Reino Unido.

 

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Agora, em meio à uma pandemia, essas diferentes formas de tratamento podem significar a diferença entre o contágio ou não e, em última instância, entre a vida e a morte. Cobramos que o Santander, com urgência, opte pelo caminho da responsabilidade, intensificando medidas de proteção de bancários e clientes, o que passa por respeitar o que foi acordado, em mesa de negociação, com a representação dos trabalhadores. O momento é de priorizar vidas, não o lucro.

 

Confira abaixo a diferença das medidas adotadas pelo Santander no Brasil e na Espanha para a proteção de bancários e clientes:

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

COVID-19: Para o Santander, bancário brasileiro "vale menos" que o espanhol

Crédito: Fabiana Tamashiro
Fonte: Sindicato dos Bancários de SP – 25/05/2020
Escrito por: Redação Spbancarios

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Publicado por: Fabiano Couto

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