O Itaú Unibanco irá fechar cerca de 400 agências bancárias em todo o Brasil, por conta da crise do novo coronavírus (covid-19), pelo menos um bancário foi contaminado na região
De acordo com o banco, a decisão de fechamento das agências físicas é temporária e se deve a necessidade de evitar aglomerações no momento atual. Ao mesmo tempo, o Itaú justifica a medida afirmando que são contempladas as unidades de menor porte.
“Caso as medidas do banco sejam apenas para preservar vidas dos bancários e bancárias é muito esperada e merece aplausos, pois o movimento sindical vem atuando nesse sentido pressionando a Fenaban desde o início da crise. No Itaú estão dando férias antecipadas por pelo menos 14 dias. Preservando bancárias grávidas. Só aguardo que algumas agências não sejam fechadas em definitivo, estamos de olho”, ressalta Élcio Quinta, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú.
As paralisações tiveram início dia 3 de abril, na Baixada Santista, com o fechamento das agências Mercado e Alfândega, em Santos/SP. A unidade Personalité XV de Novembro, não abriu hoje (6/4). Talvez mais unidades sejam fechadas no decorrer da semana.
Covid na região
Já está confirmado um caso de contaminação por bancário na região. Também existem outros suspeitos.
Agências encerradas em definitivo em 2019
Em 2019, o Itaú fechou 436 agências de sua rede física, sendo 200 delas somente no quarto trimestre. Desse modo, o presidente da instituição financeira, Candido Bracher, declarou que a intenção do banco é encerrar menos unidades neste ano.
Ainda não há certeza se a medida será ampliada ou reduzida nas próximas semanas, devido ao caráter de teste do movimento. Vale ressaltar, no entanto, que a expectativa é de que a crise do novo coronavírus se agrave no Brasil.
Em razão das medidas de isolamento social e da pressão do movimento sindical, os bancos passaram a estimular o uso de canais digitais, a fim de evitar aglomerações. As agências bancárias tiveram o horário de atendimento reduzido em duas horas. Contudo esta movimentação revela a tendência de fechamento de agências em função do maior uso de canais digitais.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região com informarções da sunoresearch.com.br