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Coronavírus: bancária do Santander morre vítima de Covid-19

5 de abril de 2020

Movimento Sindical está cobrando dos bancos medidas para preservar a saúde dos trabalhadores e conter a disseminação da doença entre a categoria

Uma bancária do Santander faleceu vítima de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na última quinta-feira 2. A bancária trabalhava no call center Vila Santander Paulista, localizado em São Paulo. Ela se enquadrava no grupo de risco por ter diabetes, hipertensão e asma.

 

>> Bancários devem atentar-se às medidas de prevenção contra o Covid-19

 

Nesta sexta-feira 3 foi feita uma reunião por vídeo conferência com o Comitê de Crise da Fenaban e a coordenação da COE (Comissão de Organização dos Empregados) para buscar explicações sobre o fato.

 

Na reunião, o Santander alegou que enviou comunicado no dia 13 de março alertando todos os trabalhadores do grupo de risco para que se mantivessem em quarentena. Contudo, ainda segundo o banco, o nome da bancária não constava no grupo de acompanhamento de doenças crônicas do banco. Portanto, a empresa argumenta que não tinha conhecimento que a bancária estava sujeita a ameaça de óbito caso contraísse a doença.

 

Alerta

É muito importante que as bancárias e os bancários não omitam qualquer doença que venham a ter. Desta forma é possível tentar conter o máximo a disseminação da covid-19.

 

Ainda de acordo com o banco, quando a bancária foi internada, seus colegas passaram a ser monitorados. Outro trabalhador apresentou sintomas da doença. O caso foi confirmado e ele segue afastado, mas já teve alta médica.

 

Reivindicações

Diante da fatalidade, o movimento sindical cobrou do Santander informações sobre a implantação de medidas para preservar a saúde dos trabalhadores e a disseminação da doença entre a categoria:

 

Disponibilização de testes rápidos para todos os casos de suspeita, além do isolamento imediato.

 

Instalação de medidas de proteção em todas as unidades de atendimento ao público, como barreiras acrílicas, além da disponibilização de mascaras, luvas e álcool em gel.

 

Implantação de sistemas de triagem, orientação e agendamento para atendimento presencial a fim de evitar aglomerações nas agências. Sobre esta reivindicação, o banco respondeu que está discutindo junto à Fenaban a implantação de um sistema de agendamento, principalmente nas cidades mais populosas e com maior número de casos, como São Paulo.

 

A fim de permitir critérios justos e igualitários para todos os trabalhadores do sistema financeiro, foi cobrado do Santander que a alteração do banco de horas implementada pela instituição espanhola seja discutida na mesa de negociação com a Fenaban.

 

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>>> Pressão sindical faz Santander revezar agências na Baixada

Fonte: SEEB SP – 03/04/2020
Escrito por: Redação Spbancarios

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