Selic

Copom anuncia nova taxa de juros nesta quarta, 30

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Copom anuncia nova taxa de juros nesta quarta, 30BCB

Selic está, atualmente, em 5,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) – órgão  do Banco Central (BC) – iniciou nesta terça-feira, 29, o penúltimo encontro do ano para definir a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 5,5% ao ano.

 

A nova taxa será anunciada na quarta-feira (30) e aposta-se em redução de 0,5%, passando para 5% ao ano.

 

Em setembro, o Copom cortou a Selic em 0,5%, passando de 6% para 5,5% ao ano. O último encontro do Copom acontecerá nos dias  10 e 11 de dezembro.

 

As reuniões do colegiado ocorrem, normalmente, em dois dias seguidos. O calendário de reuniões de um determinado ano é divulgado até o mês de junho do ano anterior. O Comitê se reúne a cada 45 dias para decidir se mantém ou modifica a taxa de juros básica da economia brasileira.

 

O Copom toma suas decisões a cada reunião, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica.  O BC define a taxa Selic visando o cumprimento da meta para a inflação.

 

Durante as reuniões, os membros do Copom assistem a apresentações técnicas do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados. 

 

A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

 

Como funciona a reunião do Copom

 

Copom anuncia nova taxa de juros nesta quarta, 30

 

Fonte Reconta aí
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!